Pular para o conteúdo principal

Falar do sucesso da 1ª FICOP é redundante, mas eu vou falar.

Foto- Raimundo Nascimento
Falar que a Primeira Feira de Indústria e Comercio promovida pela ACIPB e CDL em Pimenta Bueno neste fim de semana foi um sucesso, é ser redundante, isso todo mundo já falou, não somente falou, como viram com os próprios olhos e se surpreenderam.

A feira surpreendeu os organizadores, os expositores, a classe politica, imprensa, visitantes de outros municípios e estados e encantou o publico local. Ninguém, nem mesmo os mais otimistas esperavam ver o que viram. Foi um show de público e de organização.

A indústria pimentense mostrou seu potencial de produção nos setores cerâmico, agua mineral, vestuário, energia, bicicletas, carne bovina, peixe, móveis e artesanatos. O comercio também mostrou sua força e sua variedade. Expositores de carro, moto, motores, fertilizantes, bebidas, comida, utensílios domésticos, eletroeletrônicos e muitos outros.

No palco e na passarela, modelos conhecidos e iniciantes, mostraram a beleza e a criatividade do polo de confecções que emprega cerca de 600 pessoas atuando diretamente na fabricação de modas masculina, feminina, esporte, intima e casual. Este ramo faz circular cerca de sete milhões de peças/ano no município e atrai compradores e revendedores  de diversos estados e regiões do Brasil, afirmou Gerçon Zanatto um dos prcursores desse projeto.

O grupo CAIRU que também esteve presente e que tem como slogan “ o máximo em duas rodas”, é uma empresa nascida em Pimenta Bueno e que atualmente atende 14 estados brasileiros. A empresa está instalada numa área construída de 4.800 m2 mas está preste a inaugurar um novo CD com mais 16.000 m2 de construção.

Também presente na feira, a SICOOB CREDIP, uma Cooperativa de Crédito fundada em Pimenta Bueno em 1996 com 53 cooperados e 5.300,00 de capital, acaba de ultrapassar a marca de 10 mil cooperados, administra uma carteira de mais de 78 milhões em depósitos a vista e a prazo e uma carteira de crédito de mais de 115 milhões de reais. Em 15 anos, seu capital inicial saltou de cinco mil e trezentos para mais de 22 milhões de reais.

Ana Elisa
Ana Elisa, cooperada e caixa da Cooperativa mostra orgulhosa no mapa, onde a cooperativa surgiu e toda sua área de abrangência atualmente, 19 municipios do Centro Sul de Rondônia. A Exemplo da SICOOB CREDIP, a Piscigranja Boa Esperança, a Faculdade de Pimenta Bueno–FAP, a Andrade e Bastos, a Lindágua e tantas outras, são empresas que iniciaram suas atividades em Pimenta Bueno e se tornaram referencia em seu seguimento para outras regiões do Brasil.

Quando tomou iniciativa de organizar a feira, o Presidente do CDL, Edimar Cosmo, tinha este objetivo, mostrar para os próprios habitantes do município e para os demais, o potencial econômico e financeiro e as muitas oportunidades de negócios aqui disponíveis. Por tudo isso e por tudo que ainda irá acontecer, pode se dizer, que pelo menos a classe empresarial, comerciantes e empreendedores de Pimenta Bueno estão sabendo aproveitar a melhor fase econômica, politica e social que Brasil vem experimentando nos últimos oito anos.
Stand da Eletrobras, show a parte.
Foto Raimundo Nascimento
O olhar atento das crianças e a curiosidade dos adultos traduziu  o fascínio que o mundo da física pode proporcionar. Todos queriam entender o processo que faz gerar energia, os campos magnéticos e elétricos e como a energia elétrica se transforma em energia mecânica para gerar trabalho e bem estar a todos. Tudo isso foi muito bem explicado e exemplificado pelo gerente de comunicação social da Eletrobras Distribuição Rondônia, Marçal Pedroso

Dinâmico, simpático e comunicativo, nosso Gerente de Comunicação demonstrou facilidade e criatividade na arte de comunicar. Com todo carisma que lhe é peculiar, não apenas atraiu um grande público que lotou o stand da Eletrobras, como proporcionou conhecimento e informação aos que lhe ouviram. Dicas de economia, uso racional de energia elétrica, segurança, meio ambiente e sustentabilidade    foram abordados durante todo o tempo. Acompanhado de perto pelo colega Raimundo Nascimento que registrou tudo e com apoio de colaboradores da Eletrobras de Pimenta Bueno e Cacoal, o que se pode ouvir durante e após o evento, foi que a passagem da Eletrobras pela primeira FICOP foi um show a parte.

Clubinho da Energia
Nos dois dias que participou na feira, a Eletrobras sorteou sacolas e canetas ecológicas, distribuiu  CDs com jogos educativos, DVDs com o Hino de Rondônia e gibis que encantou as crianças que por ali passaram.

Uma visitante fez questão de falar de sua impressão com o trabalho  realizado pelos colegas da Eletrobras. “ vocês recebem a gente com alegria e entusiasmo e isso eu fiz questão de vir aqui registrar, por que acho que todos deveriam fazer da mesma forma. Vocês dão igual atenção a todos, e isso faz a diferença".   610 pessoas assinaram nosso livro de presença após ouvirem atentamente as explicações dos colegas, visitarem nossa viatura personalizada e equipada para cursos e palestras sobre Eficiência Energética e receberem alguns brindes,  nem todos  puderam assinar o livro, alguns não tiveram paciência com as pequenas filas que se formavam a cada momento.

Ao final do evento, cansados mas muito felizes, os colegas Marçal Pedroso,  Nazareno e Nascimento, falaram de  suas impressões pessoais em relação ao evento e se disseram gratificados por terem tido a oportunidade de estarem presentes.
Veja o interesse de nossa visitante pelas informações
O sucesso do carro van equipado com informações


O jogo sustentável


A curiosidade das crianças também foi um show

Mais um jogo educativo





Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.