Postagens

Mostrando postagens de Agosto 13, 2009

Acre e Rondônia integrados ao SIN (Sistema Interligado Nacional).

Imagem
Foram 270 milhões de reais investidos pelo Governo Federal e Cassol não emite a licença ambiental que dobraria a capacidade de transmissão da Linha de 400/MW para 800/MW
A Plena Transmissora concluiu no ultimo dia (1/8) os testes de operação da linha de transmissão Jauru-Vilhena (MT/RO), de 354 km, em 230 kV, que finalmente integrará os atuais sistemas isolados de Acre e Rondônia ao SIN. A empresa aguarda apenas a licença de operação do IBAMA para energizar o circuito. Com R$ 270 milhões de investimentos, a linha permitirá a redução de cerca de R$ 500 milhões anuais da CCC, decorrente da desativação de térmicas a óleo combustível nos dois estados.
Apesar da integração, a transmissão de energia para Acre e Rondônia terá limitações. Num primeiro momento, apenas 400 MW poderão ser transferidos. Isso porque quando a linha chega a Vilhena (RO), logo após a fronteira com o Mato Grosso, ela é conectada a um sistema já existente da Eletronorte. O segundo circuito da linha que conectaria Vilhena …

INTERNET; CONEXÃO PELA REDE ELÉTRICA

Copel começa testes de conexão pela rede elétrica
por Norberto Staviski Gazeta Mercantil

14/04/2009
Moradores escolhidos navegam de graça com conexões de 10 Mbps depois que a Anatel regulamentou a internet pela rede elétrica
Na pequena Santo Antônio da Platina, região do Norte Pioneiro do Paraná, distante 370 km de Curitiba, um grupo de moradores escolhidos em todos os níveis sociais está convivendo com mais uma inovação tecnológica das que não param de acontecer na área de telecomunicações.
Eles estão navegando de graça pela internet com conexões de 10 Mbps depois da aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) da regulamentação que disciplinou a exploração das telecomunicações por rede elétrica.
Na semana passada, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) iniciou com eles os seus testes de desempenho da tecnologia Power Line Communications (PLC), que converte a fiação de energia elétrica em meio físico para conexão com sistemas de comunicações e telecomunicações em banda…