Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 8, 2012

PT e PSB são vencedores; PSDB se fragiliza

Por Fernando Rodrigues
Um balanço preliminar sobre as eleições municipais de 2012
O PT e o PSB saem mais fortes das eleições municipais. Embora menor em tamanho, e até por isso conseguiu avançar mais, o PSB teve mais sucesso do que o PT.
O PSDB está mais frágil. Poderá minimizar esse fato com vitórias em disputas de segundo turno para as quais a legenda se qualificou – sobretudo em São Paulo. Partidos que perderam em tamanho e devem fazer uma autocrítica: PMDB, PP, PDT, PTB e DEM. O Democratas é o que enfrenta a maior crise, pois perdeu mais de 200 prefeituras e quase 5 milhões de votos se comparado ao que obteve em 2008. Outras leituras destas eleições municipais: Reeleição não garante vitória – os críticos da possibilidade de reeleição acham que esse modelo dá vitória na certa para quem está no cargo e tenta mais um mandato. A tese não se sustenta em grandes centros. Nas capitais, 8 prefeitos tentaram se reeleger. Só 4 tiveram sucesso. Outros 3 foram ao segundo turno e 1 perdeu já …

Partidos - A fatia de cada um no Poder Legislativo Municipal

A nova Câmara Municipal de Pimenta Bueno não terá partidos nanicos como se costuma ver. Os partidos tradicionais da política brasileira, com exceção do PSDB, DEM e PPS vão estar todos representados na próxima legislatura. Como boa parte dos eleitos não são filiados ideológicos, a composição da nova mesa diretora deve ocorrer mais por afinidades pessoais que por razões programáticas.  A renovação do quadro político sempre traz novas perspectivas e esperanças. Como esperança vem do verbo esperar, esperamos que o próximo mandato seja menos  fisiológico e mais programático do que foi o atual.