Pular para o conteúdo principal

Eletrobras Distribuição Rondônia leva Luz para Todos à Tribo Gavião e chama a atenção do mundo

Autor:  Ascom/MME
 
A Eletrobrás Distribuição Rondônia, através do Programa Luz para Todos, atendeu no primeiro mês deste ano, 753 famílias rurais de várias localidades de Rondônia. Entre os beneficiados está a tribo indígena Gavião, situada no município de Ji-Paraná.

Para que a energia chegasse até a tribo, a Eletrobras Distribuição Rondônia construiu aproximadamente 33 quilômetros de rede de distribuição, sendo 27,5 quilômetros de rede monofásica e 4,7 quilômetros de rede bifásica. Essa rede vai levar energia elétrica à tribo e aos ramais da região. Para oferecer qualidade e segurança à rede, foram utilizados cabos multiplexados em redes de baixa tensão.

O investimento atenderá 116 pontos de consumo dos quais 91 são de famílias indígenas, 12 de agricultores, sete poços d’água comunitários da Funasa, cinco escolas indígenas e uma construção da Funai.

 “Esse trabalho faz parte do compromisso do governo federal de democratizar e universalizar o fornecimento de energia elétrica nas áreas rurais do Brasil, cuja a meta é atingir 11 mil domicílios no Estado até dezembro”, declarou Antonio Carregaro, responsável pelo Departamento do Programa Luz para Todos da Eletrobras Distribuição Rondônia.

Vários países copiam o PLPT 
O Programa Luz para Todos vem chamando a atenção em âmbito internacional. O vice-presidente da Nigéria, Mohammed Namadi Sambo, esteve em Brasília para a posse da Presidente Dilma Rousseff e aproveitou para conhecer de perto o programa. A idéia é implantar iniciativa semelhante em seu país. “É uma forma de distribuir energia para aqueles que ainda não tem. São mais de 10 milhões de famílias que devem ser beneficiadas”, disse o presidente. 
De acordo com o coordenador do Programa Luz para Todos da região Norte, Paulo Cerqueira, que apresentou palestra ao governante, os principais questionamentos foram relacionados a como atender, sem custos, a população carente, sem onerar a tarifa de energia elétrica. E como é feito na região amazônica: sem agredir o meioambiente. Os desdobramentos da visita resultarão em convênios de cooperação para o Luz pata Todos no país africano.

Representantes do setor elétrico da Colômbia e da Guatemala vieram dar seguimento aos planos de retificação rural estabelecidos nos dois países. Eles fizeram visitas à Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à Eletrobrás para ver as questões de regulação, transmissão e distribuição, além de conhecer todo o processo de elaboração de projetos de eletrificação rural, incluindo a aprovação, a liberação de recursos e a fiscalização física e financeira. 

Vários continentes estudam o PLPT 
João Fernandes, coordenador de ações integradas do LPT, explica que, proporcionalmente, os números da Colômbia são parecidos com os do Brasil. “Mas quando começamos lá com o Programa, eles não tinham regulação nenhuma, nem de distribuição nem de comercialização. Hoje, a regulação já está reconhecida”, fala.  
Gerson Castañeda, assessor da Comissão de Energia e Gás da Colômbia, diz que o país já está com 92% de cobertura. “Queremos chegar a 97%”, relata.

A equipe da Guatemala também conheceu o sistema híbrido de geração de energia elétrica da Ilha de Lençóis, no Maranhão. Eles pretendem implantar um sistema semelhante, mas como lá a velocidade do vento não é suficiente, a alternativa será usar o recurso solar e o diesel, fala Fernandes.

Além da Nigéria, Colômbia e Guatemala, o Brasil já  recebeu comitivas da África do Sul, Angola, Argentina, Bolívia, Camarões, China, Costa Rica, Cuba, Índia, Quênia, Zâmbia, Nicarágua, Peru e Burkina Farso.
 

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.