Pular para o conteúdo principal

Avaliação positiva de Lula empurra candidatura de Dilma para cima.

Camila Campanerut

Do UOL Notícias
Em Brasília

 A avaliação positiva do governo Lula por 76,1% da população e os bons resultados do país em emprego e renda impulsionam a campanha de Dilma Rousseff à presidência. A análise é do diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, e foi feita após a divulgação dos dados da pesquisa CNT/Sensus de opinião nacional, que avaliou a atual gestão e sinalizou os principais cenários para as eleições de 2010.

Os resultados da pesquisa identificaram Dilma com 37,8% das intenções de voto , empatada tecnicamente com o pré-candidato tucano José Serra, com 37,%. O levantamento tem margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Em terceiro está a pré-candidata do PV, Marina Silva, com 8%. Os indecisos somam 17,3%.

Para Guedes, três fatores são preponderantes para a subida do desempenho da ex-ministra-chefe da Casa Civil. “Ela é candidata do Lula, da continuidade e do PT”, resumiu.

Com relação à principal bandeira da campanha petista, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado em janeiro de 2007, a pesquisa indica que a maior parte da população desconhece o programa. Apenas 20,8% dos entrevistados dizem conhecer o PAC. Destes, 68,9% o apontam como um dos fatores que levam o país ao crescimento.

"A sigla PAC ainda é abstrata, apesar de positiva. Ela engloba um conjunto de programas, o que requer um conhecimento mais técnico", afirmou Guedes.
De acordo com a pesquisa, 44% dos eleitores apontaram os benefícios econômicos e sociais gerados pelo governo como um dos principais fatores que o levaram a escolher o candidato à Presidência. Já 34, 9% apontaram a comparação do currículo e da experiência administrativa entre os candidatos como o fator mais relevante.
Ainda segundo a pesquisa, a avaliação positiva do governo Lula cresceu em relação ao último ao último em janeiro, saltando de 76,1% para 71,5%. O mesmo ocorreu com relação à aprovação da desenvoltura pessoal do presidente, que cresceu de 81,7% para 83,7% .

O diretor do Instituto Sensus levantou que 52,5% dos entrevistados estão satisfeitos com seus empregos, 9,6% estão insatisfeitos e 36,7% não trabalham. Além disso, 27,1% dos respondentes disseram que apoiaram apenas o candidato de Lula. Outros 33,7% responderam que poderiam votar em quem o atual presidente indicasse, enquanto 20,7% não votariam de jeito nenhum no candidato do petista.

FHC tem influência negativa

A pesquisa também levantou qual a influência do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre os eleitores. Somente 5,7% dos entrevistados afirmaram que votariam apenas no candidato apoiado ou indicado por FHC. A maioria (55,4%) disse que não votaria em um candidato indicado pelo tucano, e 17,8% disseram que poderiam votar.

Para 101ª Pesquisa CNT/Sensus, foram entrevistadas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 10 e 14 de maio de 2010. O levantamento revela a intenção espontânea de voto para presidente da República, (sem apresentação de lista de candidatos). O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é 11.548/2010 de 11 de maio de 2010.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.