SAI RELATÓRIO DO TCU SOBRE O APAGÃO DA ERA FHC
Hoje, passados 8 anos do apagão, o TCU informa que o racionamento de energia elétrica custou R$ 45 bilhões ao Brasil e a cifra reflete apenas as despesas repassadas em tarifas ou bancadas pelo Tesouro Nacional, não considera a queda na produção agroindustrial, no comércio, nos transportes e outros serviços. De acordo com o ministro Walton Alencar Rodrigues, relator da auditoria do TCU, os R$ 45 bilhões seriam suficientes para construir "seis usinas como a de Jirau", uma das maiores no planejamento energético.
O levantamento indica ainda que dezenas de milhões de reais podem ter sido apropriados indevidamente pelas empresas do setor, por falhas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um imenso rombo no Tesouro Nacional, um imenso prejuízo para o povo, tudo isso por incompetência, desvios de verbas, má gestão, má fé, negligência. A oposição PSDB/DEM, que era governo, culpou na época até São Pedro, e tudo terminou em uma imensa pizza, nada foi investigado.
Agora, passados 8 anos, foi apresentada parte da conta pela irresponsabilidade do governo FHC, do PSDB/DEM. Cadê que houve apoio da imprensa para criar a CPI do apagão? Mas em relação à Petrobras, que no governo Lula é uma estatal que dá lucro, gera emprego e renda, investe em pesquisas, é respeitada no mundo todo, a mídia apóia a CPI para desgastar o presidente Lula, o governo Lula, e impedir que ele faça seu sucessor.
Essa é a porca contribuição da mídia: manter a oposição nos holofotes. Essa CPI serve de palanque para esses que no passado afundaram o país. É também uma contribuição para a tão sonhada e desejada privatização da Petrobras, se Serra for eleito, por uma imensa desgraça.Os pizzaiolos enterraram todas as CPIs em SP no governo Alckmin, no governo Serra e no governo de Yeda Crusius, no RS. Governos do PSDB. E quando permitem que se instale alguma CPI para investigar os seus, ela sempre acaba em pizza. Ninguém é punido, ninguém é responsabilizado pelas maracutaias.
O presidente Lula se referiu à oposição quando afirmou: "Todos eles são bons pizzaiolos". Mas a mídia torce e retorce a informação, quer que o povo entenda que o presidente Lula se referiu a todos os senadores. O presidente Lula foi claro, disse os senadores da oposição, outrora governo, são todos “bons pizzaiolos”. Eu acrescento: para não dizer outras coisas... Jussara Seixas - Editor do Blog da Dilma.
Postado por Jussara Seixas às Quinta-feira, Julho 16, 2009 2
Postado por Jussara Seixas às Quinta-feira, Julho 16, 2009 2