Pular para o conteúdo principal

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 

A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro. 

Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da politica. O que se convencionava chamar de direita, virou bolsonarismo ou centrão, e os que se posicionam ao centro ou a  esquerda é pejorativamente  chamados de esquerdistas ou simplesmente comunista dependendo do interloucutor. 

Não é segredo para ninguém que o bolsonarismo em Rondônia é forte,  a ponto de dois candidatos bolsonarentos se enfrentarem no segundo turno das eleições para governo, e em Pimenta Bueno, assistirmos a inédita realização de eleição com candidatura única para prefeito, fato  ocorrido na ultima disputa municipal.

A grande pergunta que se faz neste momento é se haverá disputa este ano ou, apenas legitimação de algum nome indicado pelos grupos políticos que atualmente comandam  o poder executivo e legislativo por aqui.  

Na Câmara Municipal, Araújos e Mandoças defendem as mesmas bandeiras e votam na mesma linha sem aparente divergências. A disputa começa quando trata-se de acomodar cada um dos interesses numa posição de conformo para concorrer cargos, seja na prefeitura, seja  no poder legislativo local.

    Na Reunião de ontem e na leitura feita pelo colega Flávio Valentim, foi possível constatar que o bolsonarismo encontra-se dividido em pelo menos 3 grupos distintos. Um desses sob a liderança do atual prefeito, Arismar Araújo, um segundo liderado pelos irmãos Jean e Kaká e um terceiro bloco que corre por fora tentando se encaixar em alguma dos lados do poder.  A quem garanta que em algum momento, alguém colocará um freio de arrumação na bagunça juntando todos eles num grupo só.

Para melhor entender a situação, vou tentar identificar os atores e suas respectivas colocações em cada um desses agrupamentos.

Do lado do Prefeito Araújo, fala-se em 3 ou 4 postulantes a cadeira do próprio, sendo eles, Professora Marcilene, Procurador Tiago e Vereador Cassio, que foi presidente da Câmara e em determinado momento se licenciou para assumir um cargo inédito na prefeitura que até hoje ninguém sabe dizer o certo para que foi criado.

Do Lado dos irmão Kaká e Jean, tem o Vereador Sergio Tobias que ocupou ou ainda ocupa um cargo de direção no DER em Pimenta Bueno e Marcos Ranulfo, Promotor de Justiça que sempre esteve muito ligado ao ex-deputado Kaká e seu irmão, o atual Deputado Jean. Para complicar a situação, Tobias está no União Brasil, o mesmo partido do prefeito. Fala-se em sua possível migração para o PL, partido do deputado Valdemar da Costa Neto, preso na semana passada  acusado de participação na tentativa frustrada de golpe do 08 de janeiro.  

Correndo por fora aparece um terceiro grupo, formado pelos que disputam apoio e simpatia dos irmãos Jean e Kaká ou do Prefeito Arismar. Esses nomes não costuma aparecer entre os preferidos dos atuais lideres local. Nesse grupo aparece o nome do atual vice prefeito, Valteir, candidato a deputado estadual bem votado em 2022, um médico, conhecido como Dr. Marcilio, o vereador Marcelo Estoco, e Mario Serra, um servidor público municipal, pioneiro de Pimenta Bueno.

O PT é provocado a lançar uma candidatura própria para aproveitar o momento de retomada do protagonismo do partido nas eleições presidenciais de 2022, com o retorno triunfante do Presidente Lula ao Palácio do Planalto, a retomada dos investimentos públicos, da geração de emprego, do crescimento econômico, das políticas ambientais e das políticas públicas de inclusão, uma importante bandeira do Partido dos Trabalhadores ao longo de seus 44 anos.  Nesse sentido, aparece nomes como o de, Maria Aparecida de Oliveira, atual presidente do partido e conhecida pelos serviços prestados tanto no setor publico quanto no apoio a inciativa privada,  nome bastante conhecido na cidade e com trânsito em praticamente todos os seguimentos sociais. Também aparece  nomes de recém filiados ao partido mas com grande experiência  de militância  no movimento social e sindical no estado de Rondônia.

Não se surpreendam se nessa corrida maluca que se desenha até então, surgir sem que menos se espera, uma via descolada dos grupos majoritários atuais, e sacudir a disputa com uma forte candidatura construída em conjunto com os satisfeitos com o desempenho do governo LULA  e insatisfeitos com a falta de espaço nas referidas arrumações.  

Enquanto os bolsonaristas se movimentam no sentido de acomodar tantos interessados em pouco espaço, o partido dos trabalhadores vai no sentido contrário, mobilizando os filiados, conversando com partidos que mesmo no bloco do bolsonarista, tem um pé no governo Lula com cadeiras em ministérios e cargos de segundo escalão, com militantes de esquerda que militaram no PSB, PC do B, PV, PDT e militantes do movimento social que sempre estiveram com o partido em praticamente todas as eleições.

Ainda é cedo para qualquer previsão, mas tudo indica que com os acontecimentos da semana passada e que terão desdobramentos nos próximos dias, os principais líderes da direita brasileira não terão agendas para os principais palanques, não vão estar disponíveis para apoiar seus candidatos no auge do processo eleitoral.    

Vamos aguardar

 

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.