Os boletins diários divulgados pela Secretária de Saúde de Pimenta Bueno trás más notícias, o número de óbitos chegou a 102 em junho e a curva do gráfico está ascendente. De abril para cá o número de vítimas fatais vem aumentando mês a mês, passando de 15 em abril para 17 em maio e 20 em junho. É em meio a este cenário que Arismar Araújo, o Prefeito de Pimenta Bueno decidiu que as crianças devem voltar para as salas de aulas.
Em entrevista que concedeu a um
canal de televisão de Cacoal na semana passada, o prefeito informou que o
atendimento nas creches municipais será retomado no próximo dia 13 de julho e em todas as escolas de ensino fundamental a partir do dia 19 e justificou sua decisão.
Disse ter tomado a
decisão após vacinação em massa de todos os profissionais da educação, professores
(as), merendeiras, cuidadores, motoristas e outros. Segundo ele, todos já receberam
a primeira dose e deverão receber a segunda dose nos primeiros 10 dias de
julho. Em determinado trecho da entrevista o prefeito afirma que o retorno às
aulas presenciais foi uma decisão pessoal dele e que não costuma terceirizar
decisão. Pelo jeito não costuma terceirizar e nem socializar.
O prefeito disse ainda que todas
as recomendações da Anvisa sobre cuidados e prevenção serão observados como,
uso de mascaras, distanciamento mínimo e higiene. Por outro lado, deixou claro
que nada será muito rigoroso. Não serão utilizados sinalizadores, faixas zebradas e marcação. A
proposta é muito dialogo e preparação do quadro de educadores para que as
crianças respeitem as regras, mas sem terrorismo. Todo cuidado para que a escola continue sendo para elas um espaço agradável, lugar de socialização.
O prefeito deixou claro duas questões sobre o processo de volta as aulas. A primeira é que os pais não serão obrigados a mandar os filhos para a escola. A gestão escolar segundo ele, está preparada para um trabalho de convencimento daqueles que num primeiro momento não se sintam seguros para enviar seus filhos para a sala de aula. A segunda é que ele não pretende voltar atrás em sua decisão, a menos que surja um fato novo. Argumenta que as escolas particulares já retomaram o processo de aulas presenciais mesmo sem ter vacinado seus professores.
Não cabe a mim duvidar das boas intenções do
prefeito. Vejo que como gestor publico ele parece estar pensando na melhor forma de
atendimento a esse publico estudantil sob sua responsabilidade. Mas se o
prefeito me pedisse uma opinião a respeito.......
Eu certamente diria a ele que, faltam menos de seis meses para terminar o ano letivo e a pandemia não parece dar sinais de trégua. De ontem pra hoje, mas 03 pessoas foram internadas conforme aponta o boletim divulgado nesta terça feira, ( final desta edição).Como já foi dito, os boletins diários divulgados pela prefeitura mostram que o número de óbitos em Pimenta Bueno está aumentando ao invés de diminuir.
O município tem um exemplo próprio dessa tragédia que é o caso do
Abrigo Municipal onde praticamente quase todas as crianças e funcionários foram contaminados, dois servidores vieram a óbito e outros passaram por tratamento e afastamento
de suas atividades.
Não custa lembrar que os professores, motoristas, cuidadores e merendeiros receberam a primeira dose da vacina e ainda não estão 100% imunizados. Os pais dos alunos em sua grande maioria não receberam se quer a primeira dose. O caso do abrigo deve servir de alerta de exemplo de como as crianças estão vulneráveis à contaminação e o risco que elas correm de levar o vírus pra dentro de suas casas.