Pular para o conteúdo principal

E PIMENTA BUENO COMO ESTÁ?


Alguém perguntou num  grupo de WHATSAPP, "e Pimenta Bueno como está"? 

Quem anda pelas ruas de Pimenta Bueno, não precisa se esforçar muito para diagnosticar sem muito sacrifício, o estado de abandono em que a cidade se encontra. E não estou dizendo isso para atingir a atual administração, eu sei e você sabe, que isso faz parte de um projeto demolidor de país que se instalou no poder, paralizou obras publicas, cortou investimentos, congelou gastos em politicas publicas e serviços essenciais e travou a economia. Foi uma Ponte para o Futuro que dentre outras coisas objetivava estancar a sangria, num acordo nacional com o Supremo, com tudo, paralizar as investigaçoes e poupar mandatos de uma quadrilha que se instalou  no poder com o impitima da Presidenta Dilma. Foi Temer quem estancou a sangria e por conta desse acordo nacional, quebrou o país, destruiu conquistas e direitos fundamentais e avançou para o retrocesso em que o país se enconntra.

O projeto político de Temer incorporado pelo PSL transformou o Brasil  numa oficina de desmanche. O Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC construído pelo PT como um projeto de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, foi interrompido num momento em que o Brasil se destacava entre as maiores economias do mundo. O PAC  encontrou  no caminho a tal PONTE PARA O FUTURO que impediu  passagem. Foi nesse momento, que o governo tirou o pé do acelerador e engatou ré. Estamos andando para trás e isso é uma constatação. 

PIMENTA BUENO ESTÁ INSERIDA NESTE CONTEXTO E TAMBEM SOFRE COM A DESCONTINUIDADE DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS.


Nosso município, se não me engano, foi uma das primeiras prefeituras conquistada pelo PSL, isso nos deu uma falsa esperança de que, por ser esta a primeira prefeitura do partido, tanto o governador que se elegeu na onda conservadora que dominou as eleições de 2018, quanto o presidente da república iria ter por ela um olhar mais generoso.

MAS A OFICINA DO DESMANCHE atinge todos os estados e  todos os municipios  sem distinção. O projeto iniciado no governo Temer do PMDB, teve sua continuidade no governo Bolsonaro com apoio do PMDB. 

A onda que começou com o desmanche da saúde, da educação, dos direitos trabalhistas e previdenciários, do meio ambiente e da democracia, passa agora pelo desmonte do mercado consumidor. A queda do emprego e da renda atingiu em cheio o comercio de Pimenta Bueno e o que se vê, são pontos comerciais fechados, casas e quitinetes com placa de aluga-se ou vende-se. O povo precisa comer, morar, se vestir e ter vida social,  mas não tem dinheiro na praça. 

As obras do Minha Casa Minha Vida que gerava empregos na construção civil, nas indústrias e nas lojas de materiais de construção eletrodomésticos foram paralisadas. As obras do Programa Luz para todos também foram interrompidas afetando a indústria do cimento, do aço, do cobre, da construção e também a venda de novas geladeiras, televisão e antena parabólica. Por aqui já não se vê novas obras de pavimentação asfáltica e os buracos das ruas estão sendo tapados com terra, o único recurso que restou a administração. 

O SANEAMENTO BÁSICO foi privatizado com promessa de grande investimento em canalização de valas, expansão do sistema de distribuição de água e tratamento de esgoto. Tirando o racionamento de água que parece ter acabado, nada mais foi feito. Também não se vê inciativa de nenhum órgão de fiscalização para cobrar o calendário de obras  e acompanhamento das etapas prometidas no processo que privatizou a distribuição de agua. 

Com raras exceções, a ILUMINAÇÃO PÚBLICA parece ser um dos poucos serviços que melhorou. A prefeitura conta com recursos especifico para este fim e isso parece que funciona. O mesmo pode-se dizer da coleta de lixo que pelo menos no meu bairro, não posso reclamar. Ou seja, a gente já fica feliz com o básico. 

E POR FALAR EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, apesar da qualidade das obras ficarem a baixo do ideal, era possível observar que havia nos últimos anos, um plano de duplicação de algumas ruas e avenidas mais movimentadas e pavimentação constante de novos trechos. As obras iniciadas estão paradas e não se tem notícias de novas licitações. 

Os programas minha casa minha vida com muito custo entregou as casas do ST Bela Vista, as do Itaporanga foram invadidas sem que as obras fossem terminadas enquanto que as pessoas sorteadas para receber os imóveis ainda não tem certeza se serão de fato os futuros proprietários dos imóveis. 

Soube que os  maquinários que atendiam a agricultura familiar  foram tirados para executar serviços na Secretaria de Obras e isso além de ser caracterizado como desvio de finalidade ainda incorre em grande prejuízo para o setor produtivo. O projeto porteira adentro que vinha sendo implantado no município deve sofrer descontinuidade ou no mínimo será afetado pela retirada de alguns equipamentos  que foram para a SEMOSP 

O que se falou de Esporte até agora, girou em torno de uma negociação envolvendo o  Estádio Luiz Alves Ataides. Uma noticia que pegou os desportistas pimentense de surpresa.  Falam em falta de recuros para adequaçao do local, mas não se fala das emendas, uma  de 500 mil disponibilizada  pelo ex-deputado Só na Bença e outra no mesmo valor da Deputada Marinha Raupp.  

O aterro sanitário não saiu do papel, e mais uma vez não foi por falta de recursos, havia dinheiro de convenio e emendas no orçamento do Estado e da União de cerca de 15 milhões para esta finalidade.  O por que da sua não aplicação é tarefa para os antigos e atuais gestores explicarem à população.

A regularização fundiária tão propagada pelos deputados Cleiton Roque e Só na Bença que iria entregar títulos gratuitos e regularizar a vida dos moradores em vários bairros da cidade parece que também emperrou e pelo visto vai ficar só na promessa. 

O Distrito de Urucumacuã está aguardando a resolução do problema da água e conclusão do prometido asfalto que ficou apenas na terraplanagem. 

Os servidores vivem a angustia da mudança de regime e sem saber o que lhes reserva o futuro. Em se tratando de aposentadoria, não ha nada que não possa piorar com a investida do PLS sobre os direitos dos mais pobres. 

Para não dizer que atentei  apenas para o lado negativo da gestão, devo dizer que a edução é um dos setores que funciona muito bem. Acompanho os meus netos na escola e sei da dedicação daqueles profissionais. A escola melhorou por dentro e por fora.  Posso comparar as instalaçoes de hoje com aquelas que meus filhos frequentaram num passado rescente. Salas cliematizadas, bem cuidadas e merenda de primeira linha. A vida dos profissionais da Eduação tambem mudou pra melhor com   a criação do PISO SALARIAL DA EDUCAÇÃO, uma conquista dos governos Lula e Dilma


Como já foi dito, estamos vivendo hoje os efeitos devastadores do neoliberalismo que se implanou no Brasil pós golpe 2016. Desmanchae da legislação trabalhista com a reforma da CLT e aprovação da terceirização irrestrita de todos os serviços, desmanche do serviço público com o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, desmanche da vida com a liberação de mais veneno nos alimentos,  desmanche da questão ambiental com aparelhamento partidário dos órgãos de fiscalização, desmanche da Petrobras com a privatização do PréSal, desmanche da justiça com o que se houve falar hoje dos acordos entre juiz e acusação, o desmanche do mercado de consumo com elevação do desemprego e o pior de todos, o desmanche da previdência social. 

A saída é retomar o projeto popular que constrói ao invés de destruir o desenvolvimento, o emprego e as oportunidades.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.