Pular para o conteúdo principal

# JESUS: SUAS IDÉIAS E IDEAIS QUE O LEVOU A MORTE DE CRUZ #

Alguns historiadores afirmam que o Império Romano pode ter abusado do seu poder com frequência, mas raramente o exercia sem necessidade. Ele não crucificava professores ou filósofos; exilava-os permanentemente ou os removia de Roma periodicamente. Na verdade, se Jesus tivesse sido apenas uma questão de palavras ou ideias, os romanos provavelmente o teriam ignorado. 

Jesus incomodou por que em suas parábolas frequentemente descrevia um mundo de igualitarismos no qual a discriminação e a hierarquia, a exploração e a opressão não mais deveriam existir.

O banquete , em que o servo finalmente convida todas as pessoas que encontra, de modo que homens e mulheres, escravos e livres, puros e impuros, pobres e ricos possam todos se juntar sem cerimônia na mesma mesa e fazer a mesma refeição era um contra ponto a sociedade dividida em classes onde os grandes não apenas discriminavam os pequenos, mas os exploravam de forma cruel e selvagem.

JOHN DOMINIC retrata em sua obra o ESSENCIAL DE JESUS, que, incomodou os poderosos de sua época, o fato de que Jesus, tinha um sonho religioso e um programa social, que apresentado aos camponeses como REINO DE DEUS, significava aqui e agora uma realidade totalmente diferente daquela que eles conheciam. Saúde e alimentos ao alcance de todos e fim da discriminação e abuso das autoridades sobre o povo.

O movimento do Reino foi o programa de Jesus que trouxe de volta a esperança aos pequenos agricultores duramente pressionados pelas taxações insistentes, dividas permanentes que culminava com a expropriação de suas terras. 

Jesus transforma água em vinho, multiplica os pães e os peixes, realiza cura, ressuscita Lázaro, faz cegos enxergar. 

No mundo precário do Mediterrâneo, o reino dos Céus tinha de estar relacionado a alimentos, curas e bebidas. (Peter Brown)

Jesus não apenas falava e denunciava as injustiça sociais de sua época como realizava grandes feitos e grandes milagres por onde passava. Assustados com a forma de falar e agir de Jesus, muitos diziam: 

· Ele é perigoso, vamos combatê-lo 

· Ele é criminoso, vamos executá-lo

· Ele é divino, vamos segui-lo 

Por meio das Parábolas, gestos e ações, Jesus ia estabelecendo as diferenças entre a realidade vivida pelo povo e o projeto de Deus . Aos seus dissípulos ele orietava:  

· Não leveis  para viagem nada mais do que um bastão; nem pão, nem sacolas, nem dinheiro no cinto. Que calçassem sandálias, mas não vestissem duas túnicas. 

· Raposas tem abrigos e pássaros do ar tem seus ninhos; mas o filho do homem não tem onde deitar a cabeça

Jeus ensinou o povo  e seus seguidores a se contentar com pouco, mas um pouco suficiente para que todos tenham vida e vida em abaundância.

· O Reino de Deus não vem num tempo futuro, não se pode indicar o sinal de sua chegada

· O Reino de Deus não vem num lugar especial, não se pode indicar o lugar de sua chegada,

· O Reino de Deus já se encontra aqui, no meio de vocês, agora. 

No Reino de Deus, 
· Se um marido se divorcia da sua esposa e se casa novamente, ele comete adultério contra sua esposa (pois uma esposa tem o mesmo direito que o marido)
  • Perdoa a dívida dos outros assim como Deus perdoa as suas.
  •  Somente aqueles que não tem pão não tem falhas.
  • Olhe para os pássaros no ar, eles não plantam nem colhem, eles não armazenam nem acumulam mesmo assim, dia pós dia Deus lhes dá alimentos.
  • Não dê dinheiro àquele que paga com juros. Dê dinheiro àquele que jamais pagará.
No Reino de Deus é preciso amar o próximo como a si mesmo.

Bandidos atacaram um viajante numa região deserta da estrada de Jerusalém a Jericó.
Eles o deixaram nu
Eles o agrediram
Eles o deixaram à morte

Um sacerdote o viu e passou tão longe quanto pôde. Um Levita o viu e passou tão longe quanto pôde. Um samaritano o viu e parou, limpou e desinfetou sues ferimentos, colocou-o no seu burro e o levou para uma hospedaria, deu ao proprietário dois denários e prometeu pagar o restante quando voltasse. Quem foi o próximo daquele homem?

No reino dos homens, 

Um rico proprietário de terras fez alguns planos de longo prazo.
“Eu vou semear e colher
Vou plantar e juntar
Vou encher meus armazéns completamente
Vou ter mais do que poderia desejar.
Naquela noite ele morreu. 

Mas quem é maior no Reino de Deus?
  • No Reino de Deus os poderosos serão humilhados e os humildes serão exaltados.
  • No Reino de Deus, o maior é aquele que serve e não aquele que é servido.
  • Para eles governantes são governantes, comandantes são comandantes. Para nós, governantes são servos e comandantes são escravos.

No Reino de Deus todos recebem igual?

Às seis da manhã um chefe de família contratou trabalhadores para trabalhar na sua vinha prometendo a eles um denário por dia de trabalho. As nove, meio-dia, as três e cinco da tarde ele contratou mais alguns prometendo a eles um salário justo. 

As seis da tarde os trabalhadores foram pagos. Aqueles contratados por último receberam um denário. Aqueles contratados primeiro esperavam muito mais, mas eles também receberam somente um denário. 

O luxo e o lixo

Dentro da casa, um homem rico vestia-se com luxo e se banqueteava suntuosamente todos os dias. Do lado de fora da casa, um homem pobre estava deitado, coberto de ferimentos, e implorava pelo os restos da mesa do homem rico.

O homem pobre morreu e foi levado aos braços de Abraão. O homem rico morreu e foi levado aos horrores do inferno. O homem rico pediu que Abraão mandasse o homem pobre em sua auxilio, mas Abraão respondeu: um dia você teve tudo e ele nada, agora ele tem tudo e você nada. E entre vocês dois existe um abismo intransponível. 

Hoje celebramos a paixão e mote de Cristo e somos chamados a imitar os sues gestos, na forma de repartir o pão,  de amar  uns aos outros e no combate a qualquer forma de discriminação e preconceito.  Conhecereis que sois meus discípulos se amar-vos uns aos outros como eu vos amei. 

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano nos trouxe a reflexão sobre a importância das políticas públicas. O programa do Reino de Deus continua muito presente no meio de nós. Casa, cura, saúde e distribuição de alimentos continua sendo uma tarefa dos Cristãos de hoje. Precisamos de governantes que pense mais no povo e menos no lucro dos grandes capitalistas, por que será muito mais fácil passar um camelo no buraco de uma agulha do que os ricos que tira dos pobres até o direito de comer e ter água saudável entrar no reino dos céus. 

Hoje eu tenho muito mais consciência das razões que levaram Jesus a ser condenado a morte de cruz. Se falar em igualdade, justiça social e direito das mulheres em nosso tempo, é coisa de comunista, imagina a 2019 anos atrás.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.