PARÓQUIA N. SRA FÁTIMA DE PIMENTA BUENO REALIZA A 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, COM O LEMA: CULTIVAR E BEM GUARDAR A CRIAÇÃO!

Com o Tema: Amazônia: Missa Missão, e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou no ultimo domingo, a 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, em São Felipe do Oeste. Foi mais uma celebração em Ação de Graças pela conquista da terra da antiga Fazenda São Felipe, nas décadas de 70 e 80. 

Como acontece todos os anos, a celebração teve início na Água Santa, onde a comunidade recordou a história dessa conquista em forma de canto, teatro e poesias. Após a benção da água e de todos os elementos da natureza pelo o Pároco Frei Paulino Costela, os romeiros e romeiras realizaram uma pequena caminhada que este ano, foi conduzida pelas crianças que estão na catequese que levaram bíblias e garrafas d'águas enfeitadas até a comunidade Nossa Senhora das Graças, local da celebração

No percurso, que tem caráter penitencial, foram feitas três paradas onde o povo romeiro refletiu sobre os seguintes temas: O desmatamento, a poluição e destruição por meio das queimadas; A Poluição e Morte pelo uso intensivo de Agrotóxicos na produção agrícola e no manejo das pastagens e por fim a omissão em denunciar e promover a vida diante da morte de tantos irmãos e irmãs, da mãe natureza, que são todos vitimas deste sistema, bem como dos Mártires que morreram defendendo a vida.

Os organizadores estimaram em cerca de 3.000 pessoas presentes, Romeiros e Romeiras que vieram em caravanas, de diversas Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno, bem como, de outras Paróquias da Diocese de Ji-paraná e Dioceses vizinhas, escolas, entidades e organizações do povo.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, a 31ª Romaria da Bíblia teve com o Tema: Amazônia: Missa Missão e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação. Como gesto concreto, o evento deste ano contou com a realização da 1ª Feira Semear e Cultivar de Troca de Sementes, Mudas e Saberes do povo do campo e da cidade, tendo como objetivo unir pessoas com vontade de aprender e compartilhar conhecimentos e troca de experiências e a partir disso, difundir a semente da alegria de cultivar florestas, alimentos, plantas ornamentais e medicinais, e assim cuidar com carinho da vida no Planeta. Com mais de 55 espécies de sementes catalogadas pelos técnicos do IPER – Instituto Pe. Ezequiel Ramin, que deram total apoio para a realização da feira de troca, bem como, pela Rede de Agroecologia Terra Sem Males. Quem participou da experiência afirma, que esta 1ª Edição da Feira foi um sucesso total.

Durante o almoço que foi também um momento de partilha e confraternização, apesar do calor de cerca de 40 gruas, um grupo de jovens cantaram e dançaram com o Ministério Exercito de Deus que garantiu a festa de louvor da juventude durante a Romaria. 

Na Tribuna Livre deste ano, Neusa G. de Oliveira, membro do IPER e Agente da Pastoral da Saúde, falou sobre Sementes e Soberania Alimentar, Francisco de Oliveira Rodrigues, que é Agricultor Agroecológico no Rolim de Moura, falou sobre Florestas, seu papel no Clima e na conservação das Águas, além de diversas outras apresentações com destaque para os estudantes do CENTEC – Centro Técnico Estadual do Abaitará – Pimenta Bueno, que fizeram uma linda apresentação sobre a destruição da natureza e marcaram presença também junto a Feira de Troca de Sementes, partilhando sementes e mudas. 

A 31ª Romaria da Bíblia terminou com a Celebração Eucarística presidida por Frei Romeu e concelebrada, por Frei Paulino, Frei Kellycio, Frei Darlan e Frei Luciano, acompanhados dos Frades Religiosos: Frei Ednaldo, Frei Volmir e Frei Jonas, que é também Diácono. A Celebração encerou-se, com a benção de Nossa Senhora de Aparecida e N. Sra. Fátima, e o envio dos Romeiros e Romeiras.

A 31ª Romaria da Bíblia foi um sucesso de publico e de organização. Destaque para a forte presença da juventude, desde o momento que antecedeu a realização do evento, bem como durante todo o dia nos diversos momentos celebrativos e serviços dentro da Romaria. A alegria era visível no rosto e olhares das mais de 100 pessoas envolvidas na organização. Parabéns a todos e a todas por acrescentar mais um capítulo nessa bonita e relevante historia. 

Joaquim Louredo e Vaninha


Postagens mais visitadas deste blog

HUMOR - Amo ocê !

UMA HOMENAGEM A QUEM TANTO SE DEDICOU A ARTE E A CULTURA DE PIMENTA BUENO

A FAMÍLIA DO BRUNO E DA VANESSA AGORA ESTÁ COMPLETA, O MIGUEL CHEGOU