Pular para o conteúdo principal

PARÓQUIA N. SRA FÁTIMA DE PIMENTA BUENO REALIZA A 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, COM O LEMA: CULTIVAR E BEM GUARDAR A CRIAÇÃO!

Com o Tema: Amazônia: Missa Missão, e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou no ultimo domingo, a 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, em São Felipe do Oeste. Foi mais uma celebração em Ação de Graças pela conquista da terra da antiga Fazenda São Felipe, nas décadas de 70 e 80. 

Como acontece todos os anos, a celebração teve início na Água Santa, onde a comunidade recordou a história dessa conquista em forma de canto, teatro e poesias. Após a benção da água e de todos os elementos da natureza pelo o Pároco Frei Paulino Costela, os romeiros e romeiras realizaram uma pequena caminhada que este ano, foi conduzida pelas crianças que estão na catequese que levaram bíblias e garrafas d'águas enfeitadas até a comunidade Nossa Senhora das Graças, local da celebração

No percurso, que tem caráter penitencial, foram feitas três paradas onde o povo romeiro refletiu sobre os seguintes temas: O desmatamento, a poluição e destruição por meio das queimadas; A Poluição e Morte pelo uso intensivo de Agrotóxicos na produção agrícola e no manejo das pastagens e por fim a omissão em denunciar e promover a vida diante da morte de tantos irmãos e irmãs, da mãe natureza, que são todos vitimas deste sistema, bem como dos Mártires que morreram defendendo a vida.

Os organizadores estimaram em cerca de 3.000 pessoas presentes, Romeiros e Romeiras que vieram em caravanas, de diversas Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno, bem como, de outras Paróquias da Diocese de Ji-paraná e Dioceses vizinhas, escolas, entidades e organizações do povo.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, a 31ª Romaria da Bíblia teve com o Tema: Amazônia: Missa Missão e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação. Como gesto concreto, o evento deste ano contou com a realização da 1ª Feira Semear e Cultivar de Troca de Sementes, Mudas e Saberes do povo do campo e da cidade, tendo como objetivo unir pessoas com vontade de aprender e compartilhar conhecimentos e troca de experiências e a partir disso, difundir a semente da alegria de cultivar florestas, alimentos, plantas ornamentais e medicinais, e assim cuidar com carinho da vida no Planeta. Com mais de 55 espécies de sementes catalogadas pelos técnicos do IPER – Instituto Pe. Ezequiel Ramin, que deram total apoio para a realização da feira de troca, bem como, pela Rede de Agroecologia Terra Sem Males. Quem participou da experiência afirma, que esta 1ª Edição da Feira foi um sucesso total.

Durante o almoço que foi também um momento de partilha e confraternização, apesar do calor de cerca de 40 gruas, um grupo de jovens cantaram e dançaram com o Ministério Exercito de Deus que garantiu a festa de louvor da juventude durante a Romaria. 

Na Tribuna Livre deste ano, Neusa G. de Oliveira, membro do IPER e Agente da Pastoral da Saúde, falou sobre Sementes e Soberania Alimentar, Francisco de Oliveira Rodrigues, que é Agricultor Agroecológico no Rolim de Moura, falou sobre Florestas, seu papel no Clima e na conservação das Águas, além de diversas outras apresentações com destaque para os estudantes do CENTEC – Centro Técnico Estadual do Abaitará – Pimenta Bueno, que fizeram uma linda apresentação sobre a destruição da natureza e marcaram presença também junto a Feira de Troca de Sementes, partilhando sementes e mudas. 

A 31ª Romaria da Bíblia terminou com a Celebração Eucarística presidida por Frei Romeu e concelebrada, por Frei Paulino, Frei Kellycio, Frei Darlan e Frei Luciano, acompanhados dos Frades Religiosos: Frei Ednaldo, Frei Volmir e Frei Jonas, que é também Diácono. A Celebração encerou-se, com a benção de Nossa Senhora de Aparecida e N. Sra. Fátima, e o envio dos Romeiros e Romeiras.

A 31ª Romaria da Bíblia foi um sucesso de publico e de organização. Destaque para a forte presença da juventude, desde o momento que antecedeu a realização do evento, bem como durante todo o dia nos diversos momentos celebrativos e serviços dentro da Romaria. A alegria era visível no rosto e olhares das mais de 100 pessoas envolvidas na organização. Parabéns a todos e a todas por acrescentar mais um capítulo nessa bonita e relevante historia. 

Joaquim Louredo e Vaninha


Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins     O Sol se pôs em Pimenta Bueno!  Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol. O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa. Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno. Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não sa...

Agenda do Vice-Presidente da República em Rondônia nesta terça-feira, terminou com uma importante visita à empresa Ciclo Cairu em Pimenta Bueno

  Geraldo Alckmin com Edimar Cosme e Cida do PT A agenda do Vice Presidente da República Geraldo Alckmin em Rondônia começou com uma reunião com empresários da Federação das Industrias do Estado de Rondônia – FIERO em Porto Velho, inauguração de um frigorifico em Cacoal e terminou com visita à fábrica da Ciclo Cairu em Pimenta Bueno. Maria Aparecida de Oliveira, acompanhou a visita do Vice Presidente da República e disse que Geraldo Alkimin ficou muito impressionado com a história da Empresa Ciclo Cairu     e dos irmãos Eugenio e Flávio. Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023, Geraldo Alckmin parece ter gostado também de conhecer o plano de investimento da empresa Cairu que inclui uma indústria de pneus em Manaus e uma fábrica de capacetes em Pimenta Bueno. Em Cacoal, Geraldo Alckmin lembrou o potencial agrícola de Rondônia com destaque para a produção de café e os prêmios de qualidade conqu...