Pular para o conteúdo principal

PARÓQUIA N. SRA FÁTIMA DE PIMENTA BUENO REALIZA A 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, COM O LEMA: CULTIVAR E BEM GUARDAR A CRIAÇÃO!

Com o Tema: Amazônia: Missa Missão, e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou no ultimo domingo, a 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, em São Felipe do Oeste. Foi mais uma celebração em Ação de Graças pela conquista da terra da antiga Fazenda São Felipe, nas décadas de 70 e 80. 

Como acontece todos os anos, a celebração teve início na Água Santa, onde a comunidade recordou a história dessa conquista em forma de canto, teatro e poesias. Após a benção da água e de todos os elementos da natureza pelo o Pároco Frei Paulino Costela, os romeiros e romeiras realizaram uma pequena caminhada que este ano, foi conduzida pelas crianças que estão na catequese que levaram bíblias e garrafas d'águas enfeitadas até a comunidade Nossa Senhora das Graças, local da celebração

No percurso, que tem caráter penitencial, foram feitas três paradas onde o povo romeiro refletiu sobre os seguintes temas: O desmatamento, a poluição e destruição por meio das queimadas; A Poluição e Morte pelo uso intensivo de Agrotóxicos na produção agrícola e no manejo das pastagens e por fim a omissão em denunciar e promover a vida diante da morte de tantos irmãos e irmãs, da mãe natureza, que são todos vitimas deste sistema, bem como dos Mártires que morreram defendendo a vida.

Os organizadores estimaram em cerca de 3.000 pessoas presentes, Romeiros e Romeiras que vieram em caravanas, de diversas Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno, bem como, de outras Paróquias da Diocese de Ji-paraná e Dioceses vizinhas, escolas, entidades e organizações do povo.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, a 31ª Romaria da Bíblia teve com o Tema: Amazônia: Missa Missão e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação. Como gesto concreto, o evento deste ano contou com a realização da 1ª Feira Semear e Cultivar de Troca de Sementes, Mudas e Saberes do povo do campo e da cidade, tendo como objetivo unir pessoas com vontade de aprender e compartilhar conhecimentos e troca de experiências e a partir disso, difundir a semente da alegria de cultivar florestas, alimentos, plantas ornamentais e medicinais, e assim cuidar com carinho da vida no Planeta. Com mais de 55 espécies de sementes catalogadas pelos técnicos do IPER – Instituto Pe. Ezequiel Ramin, que deram total apoio para a realização da feira de troca, bem como, pela Rede de Agroecologia Terra Sem Males. Quem participou da experiência afirma, que esta 1ª Edição da Feira foi um sucesso total.

Durante o almoço que foi também um momento de partilha e confraternização, apesar do calor de cerca de 40 gruas, um grupo de jovens cantaram e dançaram com o Ministério Exercito de Deus que garantiu a festa de louvor da juventude durante a Romaria. 

Na Tribuna Livre deste ano, Neusa G. de Oliveira, membro do IPER e Agente da Pastoral da Saúde, falou sobre Sementes e Soberania Alimentar, Francisco de Oliveira Rodrigues, que é Agricultor Agroecológico no Rolim de Moura, falou sobre Florestas, seu papel no Clima e na conservação das Águas, além de diversas outras apresentações com destaque para os estudantes do CENTEC – Centro Técnico Estadual do Abaitará – Pimenta Bueno, que fizeram uma linda apresentação sobre a destruição da natureza e marcaram presença também junto a Feira de Troca de Sementes, partilhando sementes e mudas. 

A 31ª Romaria da Bíblia terminou com a Celebração Eucarística presidida por Frei Romeu e concelebrada, por Frei Paulino, Frei Kellycio, Frei Darlan e Frei Luciano, acompanhados dos Frades Religiosos: Frei Ednaldo, Frei Volmir e Frei Jonas, que é também Diácono. A Celebração encerou-se, com a benção de Nossa Senhora de Aparecida e N. Sra. Fátima, e o envio dos Romeiros e Romeiras.

A 31ª Romaria da Bíblia foi um sucesso de publico e de organização. Destaque para a forte presença da juventude, desde o momento que antecedeu a realização do evento, bem como durante todo o dia nos diversos momentos celebrativos e serviços dentro da Romaria. A alegria era visível no rosto e olhares das mais de 100 pessoas envolvidas na organização. Parabéns a todos e a todas por acrescentar mais um capítulo nessa bonita e relevante historia. 

Joaquim Louredo e Vaninha


Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.