Pular para o conteúdo principal

PARÓQUIA N. SRA FÁTIMA DE PIMENTA BUENO REALIZA A 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, COM O LEMA: CULTIVAR E BEM GUARDAR A CRIAÇÃO!

Com o Tema: Amazônia: Missa Missão, e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou no ultimo domingo, a 31ª ROMARIA DA BÍBLIA, em São Felipe do Oeste. Foi mais uma celebração em Ação de Graças pela conquista da terra da antiga Fazenda São Felipe, nas décadas de 70 e 80. 

Como acontece todos os anos, a celebração teve início na Água Santa, onde a comunidade recordou a história dessa conquista em forma de canto, teatro e poesias. Após a benção da água e de todos os elementos da natureza pelo o Pároco Frei Paulino Costela, os romeiros e romeiras realizaram uma pequena caminhada que este ano, foi conduzida pelas crianças que estão na catequese que levaram bíblias e garrafas d'águas enfeitadas até a comunidade Nossa Senhora das Graças, local da celebração

No percurso, que tem caráter penitencial, foram feitas três paradas onde o povo romeiro refletiu sobre os seguintes temas: O desmatamento, a poluição e destruição por meio das queimadas; A Poluição e Morte pelo uso intensivo de Agrotóxicos na produção agrícola e no manejo das pastagens e por fim a omissão em denunciar e promover a vida diante da morte de tantos irmãos e irmãs, da mãe natureza, que são todos vitimas deste sistema, bem como dos Mártires que morreram defendendo a vida.

Os organizadores estimaram em cerca de 3.000 pessoas presentes, Romeiros e Romeiras que vieram em caravanas, de diversas Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno, bem como, de outras Paróquias da Diocese de Ji-paraná e Dioceses vizinhas, escolas, entidades e organizações do povo.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, a 31ª Romaria da Bíblia teve com o Tema: Amazônia: Missa Missão e o Lema: Cultivar e Bem Guardar a Criação. Como gesto concreto, o evento deste ano contou com a realização da 1ª Feira Semear e Cultivar de Troca de Sementes, Mudas e Saberes do povo do campo e da cidade, tendo como objetivo unir pessoas com vontade de aprender e compartilhar conhecimentos e troca de experiências e a partir disso, difundir a semente da alegria de cultivar florestas, alimentos, plantas ornamentais e medicinais, e assim cuidar com carinho da vida no Planeta. Com mais de 55 espécies de sementes catalogadas pelos técnicos do IPER – Instituto Pe. Ezequiel Ramin, que deram total apoio para a realização da feira de troca, bem como, pela Rede de Agroecologia Terra Sem Males. Quem participou da experiência afirma, que esta 1ª Edição da Feira foi um sucesso total.

Durante o almoço que foi também um momento de partilha e confraternização, apesar do calor de cerca de 40 gruas, um grupo de jovens cantaram e dançaram com o Ministério Exercito de Deus que garantiu a festa de louvor da juventude durante a Romaria. 

Na Tribuna Livre deste ano, Neusa G. de Oliveira, membro do IPER e Agente da Pastoral da Saúde, falou sobre Sementes e Soberania Alimentar, Francisco de Oliveira Rodrigues, que é Agricultor Agroecológico no Rolim de Moura, falou sobre Florestas, seu papel no Clima e na conservação das Águas, além de diversas outras apresentações com destaque para os estudantes do CENTEC – Centro Técnico Estadual do Abaitará – Pimenta Bueno, que fizeram uma linda apresentação sobre a destruição da natureza e marcaram presença também junto a Feira de Troca de Sementes, partilhando sementes e mudas. 

A 31ª Romaria da Bíblia terminou com a Celebração Eucarística presidida por Frei Romeu e concelebrada, por Frei Paulino, Frei Kellycio, Frei Darlan e Frei Luciano, acompanhados dos Frades Religiosos: Frei Ednaldo, Frei Volmir e Frei Jonas, que é também Diácono. A Celebração encerou-se, com a benção de Nossa Senhora de Aparecida e N. Sra. Fátima, e o envio dos Romeiros e Romeiras.

A 31ª Romaria da Bíblia foi um sucesso de publico e de organização. Destaque para a forte presença da juventude, desde o momento que antecedeu a realização do evento, bem como durante todo o dia nos diversos momentos celebrativos e serviços dentro da Romaria. A alegria era visível no rosto e olhares das mais de 100 pessoas envolvidas na organização. Parabéns a todos e a todas por acrescentar mais um capítulo nessa bonita e relevante historia. 

Joaquim Louredo e Vaninha


Postagens mais visitadas deste blog

UMA HOMENAGEM A QUEM TANTO SE DEDICOU A ARTE E A CULTURA DE PIMENTA BUENO

Após nove anos de sua inauguração e sem condições de ser entregue a população, o Centro Cultural Antônio Augusto Neves foi reinaugurado nesta quinta feira, (23/11/2017). A reinauguração fez parte do rol de atividades e da programação que comemorou os 40 anos de emancipação político administrativo de Pimenta Bueno.
Dentre as tantas pessoas que sonharam e que esperaram por esta inauguração de fato, uma não estava presente, Valdinar de Souza Ferreira, uma das referências no meio artístico e cultural de Pimenta Bueno que perdeu a vida em um acidente de transito em julho de 2012 sem ver este projeto concluído.
Em meio a tantos homenageados e tantos agradecimentos às pessoas e autoridades que trabalharam e lutaram para que a cidade tivesse um espaço dedicado à arte e a cultura, Valdinar enfim foi lembrado e homenageado pela Vereadora Jordana Ferreira. Jordana fez questão de registrar  sua dedicação e amor pela arte e a cultura e lembrou  sua luta quase que  solitária em favor deste seguimen…

HUMOR - Amo ocê !

Declaração de amor a moda mineira.

Ocê é o colírio du meu ôiu.

É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - eu tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

Nossinhora!
Gosto dimais DA conta docê, uai.
Ocê é tamém:O videperfume DA minha pintiadêra.
O dentifriço DA minha iscovdidente.
Óiprocevê,
Quem tem amigossim, tem um tisôru!
Ieu guárdêsse tisouro, com todu carinho ,
Du Lado isquerdupeito !!!
Dentro do meu Coração!!!


AMO Ocê, uai!!!
Fassa favô de mandar pra todos seus amigus du coração
incrusive eu!!!


BRIGADO PELO CARIN cumqueu sempre pude contá!!!!

Contribuição da minha amiga Lucia.

A FAMÍLIA DO BRUNO E DA VANESSA AGORA ESTÁ COMPLETA, O MIGUEL CHEGOU

A chegada de um filho é sempre um momento único. Ainda mais quando é tão esperado como foi o caso do Miguel. Uma multidão de pessoas, amigos do casal Bruno e Vanessa estão em estado de graça por este acontecimento. Tivemos  a oportunidade, eu e Matilde,  de estar com eles em Alta Floresta à exatos  seis dias da chegada do Miguel e também de estar no Hospital São Paulo em Cacoal no dia em que ele nasceu. Registrei estes dois momentos que com certeza, serão inesquecíveis. O sorriso na cara e a batida do coração dava para ouvir e sentir à distância. Somente quem viveu o que eles estão vivendo sabe o tamanho desta emoção.