O título pode ser usado para minimizar ou maximizar o conteúdo de uma matéria. Invertendo a ordem da manchete, você pode transformar uma matéria negativa em altamente positiva. Esse foi o truque utilizado pela Folha de São Paulo para noticiar o resultado de uma pesquisa sobre o FORA TEMER
A manchete da Folha diz: “ PESQUISA APONTA QUE 30% DOS MAIS RICOS QUEREM QUE TEMER PERMANEÇA”.
Na verdade, um título mais adequado poderia ser:
“Apenas 30% dos mais ricos querem a permanência de Temer”, ou, “70% dos mais ricos querem a saída de Temer”.
70% é maior que 30%? Neste caso, o título foi usado para minimizar o efeito da matéria e induzir o leitor a acreditar que Temer teria uma forte aceitação entre os mais ricos. Na realidade, quem deseja que Temer permaneça são os sócios da Folha de São Paulo que (contrataram até perito tabajara) para colocar em dúvida os áudios dos irmãos Batistas com o Presidente corrupto.