Com o tema: TERRA BEM CUIDADA, VIDA GARANTIDA! “ a 30ª Romaria da Bíblia realizada no ultimo domingo, dia 25 de setembro, pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pimenta Bueno/RO, reuniu cerca de 4.500 romeiros e romeiras, vindos de varias comunidades e municípios da região. Como todos os anos, a acolhida e a celebração iniciou-se às margens do Córrego da Água Santa. Foi ali que em meio à pressão de jagunços e fazendeiros, padre João Zanotto e Irmã Dolores celebraram a primeira Eucaristia de um grupo de jovens, filhos e filhas de posseiros que unidos pela fé, coragem e necessidade resistiram as ameaças de morte, atentados e perseguição e conquistaram a terra da Fazenda São Felipe que se transformou anos mais tarde no pujante município de São Felipe do Oeste/RO.
A beira do córrego que ainda tenta sobreviver ao desmatamento, Frei Luciano comentou: “30 anos de história, 30 anos que esta fonte, que esta água santa, testemunha o amor e o valor da vida. Onde Deus consagrou a vitória aos nossos posseiros e posseiras, desde que começaram um processo de muita luta, debaixo da lota preta, onde o inimigo ameaçava. Deus e Maria sempre ao lado dos seus, protegendo e os guiando através de sua Fé.
A 30ª Romaria da Bíblia reuniu lideranças religiosas e populares que participaram dessa conquista. Na Memória dos acontecidos, Irmã Dolores e Irmã Augusta, ao lado de Daniel, Zé Mendes, Vidal e outros trabalhadores recontaram a história para os que ainda não conhecia a origem daquela celebração e choraram com os familiares daqueles que por meio de encenações puderam reviver aqueles momentos de conflito que culminou com a desapropriação da Fazenda e assentamento dos posseiros. Daniel, que foi baleado por jagunços e sobreviveu, Irmã Dolores, que era na época uma jovem religiosa, deram testemunho dos momentos difíceis que atravessaram, conforme pudemos ouvir na fala da Ir. Dolores: “ as minhas pernas tremia ao me deparar com aqueles homens armados, montados em cavalos e trator, vindo pra cima do povo”. Os sobreviventes consideram um milagre, o fato do trator que foi enviado para passar por cima do posseiros, ter patinado em terra firme e não ter conseguido sair do lugar. Foi ali que sentiram a presença de Deus e a certeza de estar lutando por uma justa causa.
Em seguida, após o ato penitencial, que trouxe presente os pedidos de perdão pela destruição das florestas, pela poluição das águas e pelo uso dos agrotóxicos, os romeiros/as seguiram em direção a Comunidade São Cristóvão da P10. A caminhada de louvação seguiu levando 30 cruzes, 30 mudas de árvores e os 30 banners recuperando o tema e lema celebrado em cada romaria ao longo destes 30 anos. As cruzes foram sendo fincadas e junto delas uma árvore foi plantada como sinal de agradecimento e cuidado com a Mãe Terra. As cruzes e as árvores irão ficar a beira da estrada como marco histórico desta celebração de 30 anos.
Ao chegar ao local, os romeiros foram acolhidos pela equipe de animação do Ministério Exército de Deus, bem como por todo o espaço, carinhosamente todo bem preparado e estruturado para receber os romeiros/as. O almoço, grande mesa da partilha, foi realizado com a contribuição e doação das comunidades da Paróquia, que assumiram não vender mais alimentos na Romaria, juntamente com aquilo que cada romeiro e romeira trazem de casa para sua refeição. Durante todo o almoço a animação foi garantida pela juventude, que louvou ao som da animação do Exercito de Deus. Após o almoço, iniciou-se a Tribuna Livre, contando com a presença e a participação de várias lideranças de pastorais, movimentos sociais e organizações de apoio aos trabalhadores do campo e indígenas, tais como: CPT/RO, IPER, CIMI, Rede de Agroecologia Terra Sem Males, bem como artistas e cantores do nosso povo.
Após a Tribuna deu-se a continuidade a celebração da missa. Frei Paulino, o Pároco, fez a apresentação e acolheu todos os presbíteros e religiosos/as presentes e Frei Valdir presidiu esta segunda parte da celebração, concelebrando com os demais padres presentes. Frei Luciano fez uma bonita reflexão falando, sobretudo da importância do nosso cuidado com a Mãe Terra, reforçando a necessidade do respeito e proteção da Casa Comum. A Paróquia estará disponibilizando a partir de dezembro um documentário que está sendo produzido pelo Verbo Filmes, contando toda a história de ocupação e conquista da terra, e a edição desta 30ª Romaria da Bíblia.
Por Joaquim Louredo e Cícera Leite
Por Joaquim Louredo e Cícera Leite