Pular para o conteúdo principal

PIMENTA BUENO CELEBRA A 4ª MISSA SERTANEJA


Quem não esteve lá, certamente ouviu falar do grande momento celebrativo que aconteceu no último sábado em Pimenta Bueno. Uma multidão vinda de todos os bairros da cidade, de municípios vizinhos e até de outros estados e países. Pessoas de outras igrejas e religião, gente  que passava pela cidade e ao tomar conhecimento do evento, resolveu passar por lá e participar da belíssima e animada celebração que já entrou para o calendário de grandes eventos tradicionais de Pimenta Bueno.

A Missa  sertaneja, como não poderia deixar de ser, transformou-se num momento de homenagem as pessoas que plantam, que cultivam a terra e produz o alimento que chega às nossas mesas. Foi também a oportunidade de agradecer ao homem e a mulher do campo, pela vocação de produzir para suprir as suas famílias e também as nossas. Mas não foi só isso. A Missa Sertaneja foi um grande momento de reflexão sobre os males que causamos a vida e a natureza com nosso poder de destruição. 

O Ato penitencial foi um momento forte. O barulho de um motosserra que entrou pelo corredor principal ascendeu o público presente. O ato seguiu com a derrubada de uma arvore, simbolizando a destruição das nossas florestas. O impacto ambiental foi notório. O ambiente da celebração foi altamente impactado com a cena daquela  árvore tombando sob golpes de motosserra. Ato este, repetido todos os dias na Amazônia e em muitos lugares do Brasil. Enquanto encenava a ação do homem contra o meio ambiente, a equipe de canto entoava a música Planeta Azul com a seguinte mensagem: “ a vida e a natureza sempre a mercê da poluição, se inverte as estações do ano, faz calor no inverno e frio no verão. Os peixes morrendo nos rios, estão se extinguindo espécies animais,  tudo que se planta colhe o tempo retribui o mau que a gente faz”.

O Gloria foi um momento de louvor e agradecimento a Deus, pelas pessoas
que cuidam do Planeta, que doam o seu tempo e suas forças em defesa da vida, que se preocupam em produzir alimentos sem agrotóxicos, que reciclam o lixo ao invés de jogá-los na natureza. Este cuidado foi marcado por uma família plantando uma arvore, uma espécie de convite a repetirmos o gesto em favor do planeta e das futuras gerações. A reflexão foi completada com a mensagem do evangelho de Mateus 20, onde Jesus compara o reino de Deus à um agricultor que saiu contratando trabalhadores para a sua vinha. Cada um trabalhou e completou uma jornada diferente, mas recebeu do agricultor a mesma recompensa. Frei Valdir explicou que a recompensa de Deus é do tamanho das nossas necessidades e seu critério de julgamento é diferente dos nossos.

Ao final, o público foi convidado a adentrar para o pátio da comunidade onde todo o espaço foi preparado para dar sequência a celebração. As crianças  ficaram encantadas com o lago natural cheio de peixes, a pescaria,  a casa de madeira onde as pessoas pousaram para fotos e relembraram o modelo de casa simples ainda muito presente nas propriedades rurais do nosso município. Os jovens cantaram e dançaram louvores entoados pela equipe de animação em um palco montado do lado de fora e todos aproveitaram para saborear comidas típicas e abraçar amigos e parentes que vieram para celebrar. O público de calças Jens, chapéu, camisa xadrez e botas de cano longo e salto alto, tomaram conta do ambiente que foi se transbordando de alegria e confraternização.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.