Pular para o conteúdo principal

A saúde do jeito que está, tá ruim? E se o governo encurtar em 40% o dinheiro, será que fica pior?

Se a minha avó estivesse viva, certamente ela se valeria das profecias bíblicas para justificar ou explicar a atual conjuntura política e econômica pela qual passa o Brasil. Era assim na idade média, quando o clero era signatário de parte dos privilégios concedidos a nobreza e a realeza. Para se garantir ao lado de quem detinha o poder, era necessário convencer o povo que todo o sofrimento imposto pelo sistema era da vontade de Deus. 

Deus era extremamente tolerante com os ricos e radicalmente severo com pobres e miseráveis, pecadores daquela época. Poucos foram os que deram ouvidos as advertências de Jesus: “ é mais fácil passar um camelo no fundo de uma agulha do que um rico se salvar”. Ao encontrar o jovem rico, disse: “ Se queres se salvar, venda tudo que tem, distribua aos pobres e terás um tesouro no Céu”. Veja porem, que é histórica a postura da classe dominante de impor sacrifício aos pequenos para manter os privilégios aos grandes.

O Jornal Folha de São Paulo, porta vós da classe dominante, noticiou hoje, que a Saúde e a Educação está na mira do governo interino de Michel Temer, as duas áreas perdem, por pelo menos nove anos, a garantia de verbas mínimas vinculadas a uma fatia da receita do governo. 
Pela Constituição, a saúde deve receber 15% da receita total da União; a educação, 18% da receita dos impostos (sobre renda, produtos industrializados, operações financeiras e importações), além do salário-educação, uma contribuição cobrada sobre a folha de salários. Todas essas regras ficam suspensas pela proposta.

Há ainda outra grande incógnita, a reforma da Previdência. Sem alteração das normas para a concessão de benefícios e o reajuste do salário mínimo, os gastos com aposentadorias e pensões continuarão crescendo acima da inflação, devido ao envelhecimento dos brasileiros. Nesse cenário, o cumprimento do limite para a despesa total exigirá achatar os salários dos aposentados e pensionistas e espremer outras áreas, como defesa, segurança e infraestrutura, ampliando as distorções do Orçamento federal.

Parece que quanto maior for o fluxo de informações, maior também será a dificuldade de processamento destas informações. Por isso ficamos na torcida pela prisão do Cunha, pela relação de políticos que sairá da mais nova delação premiada e enquanto isso, o governo, a serviço do capital vai impondo sua agenda e destruindo a teia de proteção social criada para proteger os mais fracos e pobres.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.