Pular para o conteúdo principal

Transposição - Servidores da Caerd ja pode comemorar

A Câmara de Julgamento da Comissão Especial dos Ex-Territórios de Rondônia, Amapá e Roraima – CEEXT, que analisa os requerimentos  de servidores públicos ativos, inativos, pensionista e empregados públicos ligados aos  ex-Territórios, acaba de dar um passo importante na transposição dos empregados da Caerd, Companhia de Agua, Esgoto e Saneamento de Rondônia.

No dia 29 de abril de 2015 em Brasília, foram julgados 101 processos impetrados pelo Sindicato dos Urbanitários em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras da Caerd, quando na ocasião, 61 foram (deferidos) aprovados para enquadramento imediato nos quadros da União. Esta é uma vitória importantíssima para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do Setor Elétrico e de Saneamento que até então estavam fora do processo de transposição, objeto da  Emenda Constitucional 60 de 2009. 

O Julgamento dos requerimentos foi apreciado  pela CEEXT em cumprimento à decisão proferida no bojo da Ação Ordinária Nº 1978-75.2014.4.01.4100  que determinou um prazo de 120 dias para que  a União promovesse o enquadramento em seus quadros, dos empregados públicos substituídos ( aposentados, pensionistas e empregados em atividade) pertencentes as empresas públicas e sociedade de economia mista de Rondônia. A ação foi julgada em 09 de dezembro de 2014.

 Como já foi dito, dos 101 processos analisados, 61 foram deferidos e 40 indeferidos pela CEEXT. Os  40 trabalhadores e trabalhadoras que ainda não tiveram seus pleitos acolhidos pela 1ª Câmara de Julgamento da Comissão dos Ex-Territórios,  são aqueles e aquelas contratadas após 15 de março de 1987. Estes já estão sendo notificados pela comissão e terão 10 dias para recorrerem da decisão.

A Portaria nº 481, de 22/12/2014  que cria o regimento interno da Comissão Especial dos Ex-Território Federal de Rondônia, do Amapá e Roraima que dispõe sobre os procedimentos de análise dos termos de opção para inclusão em quadro de extinção da União, em seu Art.2º - diz que a CEEXT será composta por doze membros e será constituída por:

I – três Câmaras de julgamento e
II – uma Câmara Recursal.

Wilson Lopes, um dos diretores do Sindur que acompanha a tramitação, disse que mais de 8 mil processos de servidores públicos de Rondônia estão na fila aguardando análise. Os processos que envolve a transposição dos empregados ativos e inativos da Caerd e inativos e pensionistas da Ceron estão sendo analisados em regime de urgência em função do cumprimento da decisão judicial proferida pelo Juizo da 1ª Vara Federal da Seção judiciária de Rondôndia em Favor do Sindicato dos Urbanitários e seus representados.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.