Pular para o conteúdo principal

Veja como é fácil manipular uma informação. Basta uma capa e um título

www.viomundo.com.br
A capa da Folha de S. Paulo deste domingo é outra que merece ser estudada nos cursos de jornalismo.
Pelo que não diz, mais pelo que diz.
Compõe o resultado de uma pesquisa Datafolha segundo a qual a maioria dos brasileiros responsabiliza Dilma pela corrupção na Petrobras com uma foto da manifestação pelo impeachment na avenida Paulista, à qual compareceu o ex-editorialista do jornal e agora senador José Serra.
O que a manchete não diz é que os números da pesquisa não são completamente desalentadores para a presidente.
Dilma tem responsabilidade sobre o caso? Na página interna, 43% dizem que sim, “muita”. Menos que o percentual de eleitores que votaram em Aécio Neves no segundo turno.
Outros 25% disseram que sim, mas “um pouco”.
Em qual governo a corrupção foi mais investigada? 46% disseram que foi no governo Dilma, contra 4% no governo FHC. Em qual governo os corruptos foram mais punidos? 40% disseram que foi no governo Dilma, contra 3% no governo FHC.
Quando se trata da aprovação da presidente, a Folha não repete a soma que fez acima, juntando os que acham que a responsabilidade de Dilma é “muita” ou “um pouco” — resultando nos 68% da manchete da página interna.
É preciso olhar o gráfico: a soma dos que consideram o governo ótimo, bom ou regular, mesmo com todo o noticiário negativo em torno da corrupção na Petrobras, é de 75%.
Porém, nada disso pode se deduzir da manchete pendurada nas bancas. Ela, a manchete, faz vibrar a direita derrotada nas urnas, à qual pertence a esmagadora maioria dos leitores da Folha. Na ausência da comunicação governista ou petista, a Folha e seus congêneres conservadores falam sozinhos.

Fonte: www.viomundo.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins     O Sol se pôs em Pimenta Bueno!  Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol. O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa. Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno. Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não sa...

Agenda do Vice-Presidente da República em Rondônia nesta terça-feira, terminou com uma importante visita à empresa Ciclo Cairu em Pimenta Bueno

  Geraldo Alckmin com Edimar Cosme e Cida do PT A agenda do Vice Presidente da República Geraldo Alckmin em Rondônia começou com uma reunião com empresários da Federação das Industrias do Estado de Rondônia – FIERO em Porto Velho, inauguração de um frigorifico em Cacoal e terminou com visita à fábrica da Ciclo Cairu em Pimenta Bueno. Maria Aparecida de Oliveira, acompanhou a visita do Vice Presidente da República e disse que Geraldo Alkimin ficou muito impressionado com a história da Empresa Ciclo Cairu     e dos irmãos Eugenio e Flávio. Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023, Geraldo Alckmin parece ter gostado também de conhecer o plano de investimento da empresa Cairu que inclui uma indústria de pneus em Manaus e uma fábrica de capacetes em Pimenta Bueno. Em Cacoal, Geraldo Alckmin lembrou o potencial agrícola de Rondônia com destaque para a produção de café e os prêmios de qualidade conqu...