Pular para o conteúdo principal

Pimenta Bueno- projeto de redução de cadeiras na Câmara gera discussão e bate boca entre vereadores

Tudo aconteceu na ultima segunda feira, 10 de novembro de 2014, quando Dona Rosa e Dina da Maderon, vereadoras do PP decidiram apresentar requerimento retirando as assinaturas e apoio ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica objetivando reduzir 02 das 13 cadeiras existentes no Poder Legislativo pimentense.

O projeto que propõe  redução de 13 para 11 cadeiras na Câmara Municipal  de vereadores  foi proposto pelo Vereador Irineu do PT no inicio deste ano e contou com a assinatura de vários colegas da casa.  Por se tratar de projeto de modificação da  Lei Orgânica Municipal,  a propositura somente poderia tramitar nas comissões e ir a Plenário se contasse com  apoio inicial de  pelo menos 07 dos 13  vereadores da casa, e teve.  De imendiato, Irineu conseguiu a adesão das   bancadas do PSB, PP e PTB.  O projeto foi protocolado com  apoio e assinatura dos vereadores, Celso Bueno, Elias Josias e Bozo pelo PSB, Dona Rosa e Dina da Maderon pelo PP,  Ananias Pereira e Maicon Miyabara do PTB. Com as 07  assinaturas, mais a assinatura do  vereador Irineu, o projeto foi protocolado com apoio de 08 dos 13 vereadores da casa, um a mais que o mínimo necessário.

Após sua primeira leitura no Plenário das Deliberações e parecer verbal das comissões, houve um pedido de vista por parte do Vereador Ananias e o Projeto saiu de pauta para melhor análise.  O assunto voltou a ser pautado na ultima Sessão, com apresentação de requerimento por parte da Vereadora Dona Rosa do Escritório Brasil  e Vereadora Dina da Maderon retirando suas assinaturas do Projeto.  

Irineu do PT protestou, disse que  a retirada de assinaturas e de apoio das vereadoras ao Projeto de Lei não alteraria em nada sua tramitação, uma vez que ele já se encontrava protocolado e  tramitando. Como de costume, prometeu ir a justiça caso o projeto fosse retirado de pauta, convocar o povo para conhecer a opinião dos colegas em relação aos gastos do Poder Legislativo Etc.  O Presidente da Casa, Vereador Paulo Adail argumentou que o ato de assinar e retirar assinaturas em projetos e requerimentos é um  Ato democrático e que as pessoas tem o direito de apoiar em primeiro momento e mudar de opinião em seguida e que os repasses para o Poder Legislativo é constitucional e que não muda com redução de cadeiras. Dona Rosa disse que não  decide seu voto sob ameaças e que tá para existir homens naquela casa de leis para lhe forçar tomar alguma posição. A Vereadora disse entender que 13 cadeiras é um numero bom e que isso ajuda o município diante de tantos problemas que ele enfrenta.

Após intervenção dos colegas Bozo, Elias e Ananias, Irineu prometeu apresentar um estudo mostrando a economia que o projeto representa para os cofres públicos, de recursos que poderia estar sendo investidos em saúde, estradas, educação e que estão sendo utilizado para apagamento de salários, diárias e outras despesas de vereadores.  O Vereador citou exemplo de municípios  maiores em termos populacionais e arrecadação e que possui segundo ele, um numero menor de vereadores em suas câmaras, a exemplo de Cacoal, Rolim de Moura e outros.

A mensagem mais dura de toda a discussão foi enviada pelo Vereador Ananias Pereira que votou favorável ao requerimento apresentado pelas colegas vereadoras. Disse entender que colocar o nome num projeto e retirar posteriormente é um Ato democrático, mas entende que a palavra de qualquer pessoa vale mais que documento. Disse que após dar a sua palavra ele arca com todas as consequências do seu ato, mas voltar atrás ele não volta por entender que honrar a palavra também faz parte do processo democrático, finalizou o vereador. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.