Pimenta Bueno - Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza Assembleia e aprova programação 2015

A Assembleia Paroquial foi realizada no Centro de Formação Frei Silvestre no ultimo domingo 23, com cerca  de 150 representantes das 55 comunidades urbanas e rurais  e 16 organizações, entre Pastorais, Serviços e Movimentos que compõe a base da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Pimenta Bueno. Na oportunidade aprovaram-se, a  realização de 159 eventos e atividades que somados as tarefas de rotina das comunidades e dos Freis como, celebrações da Santa Missa, Cultos dominicais, casamentos, batismos e outros, promete um 2015 de muito trabalho e  de grande animação missionária.

As sete e meia da manhã uma equipe da Secretaria Paroquial já estava posta para iniciar  o credenciamento e identificação dos representantes de comunidades, pastorais, serviços e movimentos que vieram para a Assembleia. A motivação e o espirito de participação estava estampado no rosto e no olhar de cada um e de cada uma das pessoas  que se apresentavam dispostas a discutir, apresentar sugestões, deliberar e falar em  nome de suas comunidades, Na pauta do dia:  credenciamento, celebração de abertura, síntese do questionário, prestação de contas, Documento de número 100 da CNBB, Romaria da Bíblia e programação 2015, informes e encerramento.

Com presença dos Freis Paulino, Luciano e Wolmir,  foi realizada uma celebração em honra ao dia de Cristo Rei e também de boas vindas aos participantes da Assembleia Paroquial 2014.  Os celebrantes  não se esqueceram de  homenagear os leigos e leigas pela passagem do seu dia,  e em nome dos presentes, agradeceram a todos e a todas pela missão evangelizadora e pelo brilhante trabalho realizado no decorrer deste ano.

Ainda pela manhã, foi apresentada uma síntese, (o resultado) do questionário enviado às comunidades, pastorais, serviços e movimentos, objetivando levantar informações e avaliar  o trabalho realizado durante o ano em curso, os avanços conquistados, dificuldades encontradas e opinião em relação aos grandes eventos realizados pela Paróquia como, Festa da Padroeira, Celebração dos 40 anos da Paróquia, Missa Sertaneja, Sexta Feira Santa, Corpus Christi, Celebração da Alvorada e Romaria da Bíblia. Os questionários revelaram uma grande aprovação por parte dos fieis de todas as comunidades, pastorais, serviços e movimentos. Disseram que os eventos foram bem organizados, participativos e motivadores.  Foram considerados pela grande maioria como  importantes  momentos de reflexão, motivação e de celebração da vida e da fé.

 Em seguida, Frei Paulino fez uma explanação sobre o Documento número 100 da CNBB, distribuiu material sobre o assunto, promoveu discussão em grupo e  plenária. Frei Paulino procurou sentir a percepção dos paroquianos  sobre os desafios da igreja hoje e  perspectivas futuras.  “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia”,  era o foco do documento e do debate realizado. Já próximo do intervalo para o almoço, o CAE- Comissão de Assuntos Econômicos realizou a prestação de contas paroquial.  Como acontece todos os anos, a comissão apresentou o resultado 2014, fez recomendações e distribuiu o balancete a todos os presentes.

A Romaria da Bíblia e o Calendário Paroquial 2015 foram os temas do período da tarde. Foi aprovado a criação de um fundo  e uma equipe permanente para cuidar dos assuntos relativos a Romaria da Bíblia, um importante evento do calendário paroquial que acontece a 28 anos no município de São Felipe, contando a historia da conquista da terra pelos trabalhadores  e trabalhadoras rurais daquela região.   A aprovação do calendário com a Programação 2015  foi fácil, a Secretaria Paroquial já havia organizado o calendário com  as sugestões de eventos, atividades e datas para o próximo ano. A proposta foi apresentada aos presentes que após alguns ajustes foi aprovada por unanimidade.  A Assembleia encerrou-se as 15:30 com uma animada e motivadora Celebração presidida pelos Freis, Paulino, Volmir e Luciano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Tarcísio agora chora