Pular para o conteúdo principal

Os votos que irão decidir as eleições no segundo turno em Rondônia

545.862 eleitores em Rondônia não fizeram opção por Confúcio Moura e nem por Expedito Junior no primeiro turno das eleições 2014.  Destes, 240.573 eleitores se quer compareceram as urnas para votar, 121.406, votaram em Jaqueline Cassol, 101.612 escolheram Padre TON, 46.114 anularam o voto e 36.157 votaram em branco.

Qual a tendência desses eleitores no 2º turno?

Por uma questão ideológica, os eleitores do PT tendem a não votar em Expedito Junior por ser este filiado ao PSDB, principal adversário da Presidenta Dilma no segundo turno. A tendência dos mais ideológicos é votar nulo ou escolher Confúcio Moura. Esta decisão vai depender da manifestação da Direção Estadual e Nacional e principalmente da posição do candidato em relação a disputa nacional, que neste primeiro turno não ficou clara.

Pelo lado de Jaqueline, mesmo que esta decida por apoiar Confúcio, historicamente os seguidores da família Cassol estiveram juntos  com Expedito e isso pode dividir o eleitorado em seguir suas convicções ou seguir a orientação dos caciques da segunda família mais poderosa do estado.

Uma das alternativa seria identificar as razões que levaram cerca de 80 mil eleitores a anularem o voto ou votar em branco e traçar uma estratégia para conquistar este voto. Mas e os 240 mil eleitores que se quer compareceram as urnas? Para este grupo de  eleitor cabe uma boa investigação sobres as causas do seu não comparecimento.  Se este voto estiver concentrado na cidade, a causa pode ser o desencanto com a politica ou  com os candidatos que se apresentaram, mas, se este eleitor estiver   na zona rural, a causa pode ser a falta de transporte que acabou por dificultar seu deslocamento até o centro de votação. Caso seja isso a razão da ausencia e de tamanha absteção, Padre TON pode ter sido o candidato mais prejudicado por esta situação, uma vez que o candidato possui grande identificação com este seguimento  pelas bandeiras da agricultura familiar que sempre defendeu.

Pelo sim e pelo não, o melhor é aguardar a movimentação dos partidos para ver o rumo que irão tomar e orientar seus eleitores nesta reta final.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.