Pular para o conteúdo principal

Líderes sindicais da Caerd estuda apoio a Expedito Junior no segundo turno em Rondônia

Representantes dos funcionários da Caerd esperam reunião com Expedito Junior na tarde desta quarta feira para discutir situação da empresa e definição de apoio no segundo turno.

Após definir apoio à reeleição da presidenta Dilma em nível nacional, representantes dos empregados da Caerd podem seguir caminho inverso em Rondônia e recomendar votos em Expedito Junior. O debate em torno da decisão dos dirigentes sindicais começou às oito da manhã desta quarta feira e encerrou às treze horas.  Foi um debate profundo e caloroso sobre a conjuntura politica no estado e as perspectivas para o futuro da Companhia de Água e Esgotos de Rondônia. Era nítida o desconforto dos colegas diante da situação e da decisão que estaria para tomar, mas, diante das tentativas frustradas de  diálogo com o atual governador  parecia  não lhes restar outra alternativa. Esses dirigentes não tem por hábito ficarem neutros em processos como este.
Durante o debate, foram  muitos os relatos de descontentamento com a forma de gestão em curso na Caerd e a falta de dialogo com os trabalhadores e seus representantes. A negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com data base em maio vem sendo protelada desde abril sem qualquer vontade por parte da Diretoria da companhia em fechar acordo. Ao contrario do que sempre aconteceu nesse período de negociação, a  atual Direção optou  por ajuizar  Ação de revisão na Justiça do Trabalho tentando excluir direitos históricos e conquistas da categoria.

Outra reclamação dos Urbanitários está relacionada ao clima de terror implantado na empresa após a posse da atual presidenta. A presidenta declarou guerra ao sindicato e criou um clima de terror dentro da empresa, proibindo reuniões do sindicato nas dependências da empresa e deu inicio a um processo de caça as bruxas com abertura de vários processos administrativos e demissão de empregados com mais de 25 anos de empresa.

Até o banner da campanha de conscientização do câncer de mama ( Outubro Rosa)  realizada todos os anos pelo sindicato teve sua exposição proibida pela presidenta na Caerd. O sindicato realizou a campanha em todas as empresas da base, menos na Caerd.

Os empregados reclamam ainda que por razões desconhecidas, a empresa resolveu agraciar  os seus empregados com horário corrido as sextas feiras, mas este beneficio nem sempre está ao alcance de todos. Devido a falta de pessoal e demanda de serviço alta no interior do estado, os empregados de campo são convocados para trabalho em regime de mutirão durante suas folgas na sexta feira a tarde e aos sábados. Segundo a superintendência da empresa, os empregados não são obrigados a trabalhar, mas os que se recusarem terão seus nomes enviados a chefia em Porto Velho.

Diante da situação descrita, membros da direção do sindicato buscou abrir um canal de negociação com o atual governo por meio de lideranças politicas como Daniel Pereira candidato a Vice na chapa do Governador e Cleiton Roque recém-eleito deputado estadual pela coligação, mas todas as tentativas foram frustradas. Segundo informação, a situação de desespero por que passa o setor foram levadas também ao senador do PMDB que também se julgou incapaz de intermediar uma solução.
Sem saídas e sem alternativas, o grupo espera contar agora com o candidato Expedito Junior com quem está agendada uma reunião daqui a pouco. Os representantes dos empregados da Caerd estão elaborando uma carta de intenção e espera a sinalização do candidato para decidir apoiá-lo ou não nesse segundo turno.

Indagados se não  havia contradição na Escolha de Dilma do PT e Expedito do PSDB, os lideres foram enfáticos, as razões que estão levando o grupo a indicarem votos  nos dois candidatos é mesma; garantia de investimento em obras de saneamento e fortalecimento da empresa, cujos recursos ja foram liberado pela Presidenta Dilma no ano passado,( em  torno de 900 milhões de reais), contra a desconstrução da Caerd como empresa pública, respeitos aos direitos e conquistas históricas dos trabalhadores, diálogo permanente e respeitoso com os representantes eleitos pelos funcionários  e respeito as garantias individuais. 

Os trabalhadores sabem que isso está muito claro no programa de governo da Dilma e precisa ficar claro no programa do candidato a governador para que as lideranças sindicais possam se posicionar em relação a escolha no segundo turno em Rondônia. 

Ja imaginou a chapa Dilma e Expedito 

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.