Pular para o conteúdo principal

Rondônia - Pesquisas, Tendências e Expectativas



 “A população suporta pacientemente todos os infortúnios quando não enxerga uma saída para superá-la”  (Tocqueville).  Jean Jaurès também alerta que, para haver uma mudança, as classes atingidas além de sentir um terrível mal-estar, é preciso que elas tenha um principio de forças, e, por conseguinte, de esperança. 

Penso que a muito tempo em Rondônia a população sente um terrível  mal-estar com o caos na saúde, na segurança pública, a falta de politicas publicas em favor dos mais pobres e com a apropriação indébita dos recursos públicos por parte de grupos políticos que vira e mexe  são estampados em  capas de revistas, jornais nacionais e colunas policiais. Esta população pela primeira vez começa a enxergar uma saída, reúne forças suficientes e reacendem as esperanças de que é possível superar este atraso. 

O resultado da pesquisa realizada pela revista Enquete e divulgada pela Folha do Sul mostra um quadro nunca visto em outras eleições. Um quadro de total indefinição. A começar pelo registro de candidaturas.  Expedito Júnior que já apareceu com 39% de intenções de votos antes do período pré-eleitoral, viu seus indicies despencar a cada barreira imposta pela Lei do Ficha Limpara para registrar sua candidatura. Expedito oscilou para baixo na pesquisa da Revista Enquete, saindo de 25,4% para 24,5%, claro que de acordo com a margem de erros ele pode ter subido ou descido um pouco mais. Confirmado as candidaturas e o surgimento de novas opções, o Governador Confúcio Moura também caiu de 22,3% para 22%.  Jaqueline Cassol e Padre TON foram os únicos beneficiados com a confirmação de suas candidaturas. Jaqueline saiu de 16,5% para 20% ganhando 3,5 pontos na pesquisa e Padre TON de 13% para 17,5%  conquistando 4,5 pontos percentuais.

Sou de opinião que a mudança de humor do eleitor em Rondônia está apenas no começo. E Não será surpresa se Jaqueline ocupar o lugar de Expedito na cabeceira da pesquisa e Padre Ton assumir a posição de Confúcio. Os estreantes que antes trabalhavam por uma aliança formal no primeiro turno destas eleições  poderão se transformar em arquivais no segundo turno. Confúcio Moura pelo visto não se beneficiou  exposição diária nos meios de comunicação e reuniões constantes durante seus quase quatro anos de campanha e larga em segundo lugar nas pesquisas e com tendência de queda, Expedito tem força e carisma para arrebanhar aliados e eleitores mas ainda não conseguiu resgatar seus direitos políticos castrados pela Lei. 

Padre Ton se apresenta como bom prefeito de Alto Alegre, Deputado das causas sociais e militante religioso onde fez voto de pobreza e abriu mão de seus projetos pessoais em favor dos mais necessitados.  Seu projeto é ancorado pelos movimentos sociais, sindicais e religiosos e representa a esperança de mudanças profundas na condução do governo. Jaqueline Cassol vem com o sobrenome. Seu projeto vem ancorado na liderança politica  do irmão Senador e Ex-Governador de Rondônia e no forte poder econômico da família. Caso se enfrente no segundo turno, teremos por tanto, um candidato que fez votos de pobreza e que na juventude fez opção pelos mais pobres ao invés de uma carreira ou negócio que lhe garantisse bens materiais e posses e de outro uma candidata que é símbolo do empresário bem sucedido com empresas dentro e fora de Rondônia e que nestas eleições desejam consolidar o poder politico da família investindo na eleição de três mulheres com o sobrenome Cassol para Governadora, Senadora e Deputada.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.