Pular para o conteúdo principal

Paróquia Nossa Senhora de Fátima celabra seus 40 anos de Missão e Evangelização



A Paróquia Nossa Senhora de Fátima está celebrando este ano, 40 anos de Missão e Evangelização. Este feito será comemorado durante todo o ano de 2014, mas foi no mês de maio, o mês de Maria, que todas as comunidades urbanas e rurais ligadas a Paróquia Nossa Senhora de Fátima se uniram e se reuniram para a grande homenagem.

Durante toda a semana que antecedeu a festa da Padroeira de Pimenta Bueno no mês passado, ocorreram várias celebrações envolvendo as famílias, a juventude católica, as pastorais e grupos que se uniram em ação e oração, reflexão e agradecimento a Deus por esta dádiva.

No dia 13 de maio, dia da Padroeira Nossa Senhora de Fátima, as comunidades se reuniram para uma celebração alegre, festiva, emocionante e histórica. Juntaram-se, as comunidades, personagens do povo e da igreja que construíram juntos estes 40 anos de história e de caminhada. Padre Lodovico e Irmã Joana estiveram presentes e contaram um pouco de suas aventuras neste pedaço de chão Amazônico, onde muitos dos que aqui pisaram e  passaram, não tiveram a sorte de celebrar seus feitos, suas realizações e contar dos  sonhos que os trouxeram ate aqui.

Foram tempos difíceis. Há quarenta anos, não havia estradas, energia, telefonia, saúde, educação e transporte acessíveis aos milhares de migrantes que aqui chegaram para desafiar o perigo da selva. Doença como malária e febre amarela ainda não havia sido erradicada, somado a falta de recursos e infraestrutura aos grandes conflitos de terra que colocava de lados opostos, índios, fazendeiros, posseiros e poder publico. Mmuitas vidas foram perdidas.

Foi em meio a este contexto que a igreja chegou para trazer esperança, mediar conflitos e
construir a paz. Muitos foram os religiosos que também sofreram as  consequências dessa dura realidade.
Na fala de Padre Lodovico, nosso primeiro pároco e de Irmã Joana, nossa eterna missionária, conseguimos reviver pedaços da nossa história e nos emocionar com os desafios que superamos e com o vigor com que chegamos até aqui para celebrar estes 40 anos de Missão e Evangelização.

A equipe de liturgia pensou em cada momento e em cada detalhe.  Os pioneiros abriram a celebração e ganharam lugar de destaque, ao lado de Nossa Senhora de Fátima, coroada como  mãe e rainha dos corajosos pioneiros e construtores dessa paróquia.  Os freis entraram em barcos artesanais, reproduzindo a cena de suas chegadas e seus deslocamentos para muitas das comunidades onde esse, era o único meio de transporte possível.
Destaque também para as crianças que desfilaram, cantaram para Nossa Senhora e seus pais que se emocionaram com esse belo momento da celebração. Frei Luciano convidou os jovens a subirem na passarela e logo o espaço ficou pequeno para tanta gente. No final, Dom Bruno, nosso Bispos Diocesano, os enviou como continuadores da obra e da missão evangelizadora.

Estiveram presentes à celebração, Frei Lodovico, nosso primeiro pároco, freis Sergio e Joãozinho, que também foram lembrados e  homenageados, Frei Laudino, fundador do Seminário dos freis capuchinhos neste Município, lembrado pelo seu trabalho e pioneirismo em Pimenta Bueno.

A celebração foi presidida por D. Bruno Pedro, Bispo Diocesano e concelebrada por Frei Paulino, Padre Lodovico, Frei Laudino , Frei Hélio , Frei Luciano ,Frei Pool, Frei Gilberto, Frei Eliseu Menegat, Frei Joãozinho, Frei Sergio Sartóri. Estiveram ainda presentes, além de Ir. Joana o Frei Josafá, religioso capuchinho que ora reside na comunidade de Espigão.

 A celebração mostrou a força e o vigor com que chegamos até aqui e revelou a disposição de toda a igreja para construir a história dos próximos 40 anos.










Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.