Vereador Denner Dias de Assis foi o único cassado no julgamento de hoje na Câmara Municipal de Pimenta Bueno.
Vereador Denner |
Para garantir o quórum das votações, Paulo Adail convocou os suplentes dos quatro vereadores julgados, mas uma estratégia da defesa minutos antes da votação mudou totalmente o jogo em favor dos acusados. Os advogados de defesa solicitaram que os suplentes se abistessem de votar quando o resultado do julgamento(a cassação) do vereador em questão, o beneficiasse diretamente. O plenário da Câmara acatou o encaminhamento e dessa forma, o vereador Fábio do Sindsem, não participou da votação que absolveu o vereador Celso Bueno por 08 votos a favor da cassação e 03 contra. Com o voto do suplente, certamente ele estaria cassado.
Rodnei Pedroso também se beneficiou da estratégia, com 08 votos a favor da cassação, 03 contra e uma abstenção, Rodnei foi salvo pelo suplente Luiz Henrique, impedido de votar por decisão do plenário das deliberações da Câmara conforme já mencionado.
Maicon Miyabara teve 07 votos a favor da cassação e 04 contra. Ananias Pereira e Paulo Danone, ambos suplentes do PTB, um se absteve na votação do Maicon Miyabara e outro na votação do Denner. Denner porem, não teve a mesma sorte que Maicon, foi o único que obteve 09 votos a favor da cassação e 02 contra.
Quem ganhou e quem perdeu na votação de hoje?
O primeiro perdedor foi o próprio poder legislativo que mesmo diante de uma expectativa enorme por parte da população e um relatório muitíssimo bem feito e com muita fundamentação em provas testemunhais e escutas telefônicas, se absteve de realizar um julgamento histórico, cortar na própria carne para recuperar a credibilidade da classe política em baixa nesse país.
O grupo do atual prefeito também perdeu. A absolvição de Celso Bueno, Maicon Miyabara e Rodnei Pedroso pode mudar correlação de forças na Câmara Municipal. Segundo consta, estes vereadores se consideram traídos pelo grupo do prefeito e dizem que vão mudar o comportamento em relação à Administração na Câmara Municipal.
O maior perdedor, no entanto, foi o vereador Denner de Assis, foi o único a se transformar no boi de piranha. Foi o primeiro a colaborar com a justiça, teve a melhor defesa a seu favor e perdeu na votação.
Ganharam, os advogados de defesa dos acusados, que sabendo do quórum apertado no referido julgamento, conseguiram uma manobra de ultima hora, que retirou do processo de votação, os suplentes que seriam os fieis da balança e viraram o jogo nos minutos finais da partida.
Ganharam, os vereadores absolvidos, que após passarem por humilhação e hostilização publica, com prisões e xingamentos, tiveram uma sensação, pelo menos que momentânea, de revanche e de vitória contra todos que torciam por suas cassações e fim de suas carreiras políticas.
O maior ganhador, todavia, foi o Vereador Ananias Pereira que retorna ao mandato após ter sido derrotado nas urnas pelos novatos, Maicon Miyabara e Denner Dias de Assis.