Pular para o conteúdo principal

Pimenta Bueno - Vereador Irineu parabenizou o Secretário de Saúde Sylvio Carlos pela condução da segunda reunião de encaminhamento das deliberações da Audiência Pública.


A primeira Audiência Pública convocada pela Câmara Municipal ocorrida em 26 de abril deste ano, apresentou 44 propostas de ação para melhorar o atendimento na rede básica de saúde  de Pimenta Bueno. O evento contou com o envolvimento do Poder Executivo, Legislativo, Conselho Estadual e Municipal de Saúde, usuários do Sistema Único de Saúde e todo o corpo técnico da SEMUSP, incluindo o Secretário Dr. Sylvio Carlos.  Ao final da Audiência foi proposto um prazo de 32 dias para que as questões levantadas ali fossem analisadas pela equipe da Administração Municipal e apresentado uma avalição do que se  poderia  implementar a curto, médio e longo prazo.
Transcorridos 32 dias da referida audiência, a reunião aconteceu, mas não  avançou.  Como já foi dito em post anterior, a Secretaria de Saúde não conseguiu produzir em tempo hábil  o material que serviria de suporte para a referida reunião.  A reunião foi adiada e aconteceu ontem ( quinta feira) como se esperava.
Na reunião de ontem o Secretário levou todas as respostas e informações  envolvendo o conteúdo da Audiência. Separou os assuntos ligados a sua área dos assuntos inerentes a outras secretarias e outras instâncias da saúde, apresentou um balanço das atividades de sua pasta e das dificuldades envolvendo o setor.
Uma dos pontos altos do debate foi à questão envolvendo a transferência de pacientes de Pimenta Bueno para outros centros de atendimentos dentro do Estado. Como foi dito, numa situação de tratamento envolvendo média e alta complexidade, o paciente deve ser transferido para Cacoal, todavia, a primeira referencia de atendimento é a Unidade Mista de Saúde daquele município e não o Hospital Regional como todos gostariam que fosse. Uma das dificuldades nesse caso é encontrar vagas. A Unidade Mista de Saúde de Cacoal não esta prepara para atender toda a demanda da região, falta espaço, profissionais e boa vontade. Fala-se, até em argumentos do tipo: se o paciente é masculino, só tem vaga na ala feminina e se é o contrário, a paciente for do sexo feminino, falam que só há vaga na ala masculina. A mesma dificuldade é encontrada também no Hospital Regional.
Diante desse empurra, empurra, o Vereador Irineu sugeriu reunir uma comitiva de vereadores, lideranças populares e representantes da prefeitura de Pimenta Bueno para buscar um entendimento junto aos gestores da saúde em Cacoal. A ideia é envolver os responsáveis pela Unidade Mista, Hospital Regional e Secretaria Estadual de Saúde para encontrar uma solução.  Antes disso, seria prudente em minha opinião, definir conceito de baixa, média e alta complexidade envolvendo os três setores envolvidos no atendimento. Pimenta Bueno reclama da falta de atenção com seus pacientes por parte da Unidade Mista de Cacoal.  Em Cacoal, reclamam dos pacientes com patologias simples, de baixa complexidade que, segundo comentam, são transferidos sem necessidade para aquela unidade. Quem está com a razão?
Após esta e outras discussões oportunas que surgiram na reunião e de terem assistido  atentamente a apresentação e as ponderações do secretário de saúde, as pessoas presentes à reunião manifestaram satisfação com o seu resultado. Irineu parabenizou o Secretário de Saúde  pela condução dos trabalhos e a equipe técnica da secretaria pela dedicação e comprometimento. Registrou a importante participação de todos os vereadores naquele processo. Irineu registrou ainda a participação do Presidente da Casa, Vereador Paulo Adail por todo apoio dado à realização daquela Audiência. Ao Secretário Dr. Sylvio Carlos, disse que era aquilo que todos esperavam ver.
No final, o Secretário Sylvio e a Vice-prefeita Ana Bastos, agradeceram a presença de todos e entregou uma cópia do material reproduzido na reunião ao Vereador Irineu que certamente será apresentado aos demais vereadores com o registro de tudo que foi discutido e encaminhado em razão da Audiência Pública.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.