Pular para o conteúdo principal

Noticia de fechamento do Hospital Ana Neta mobiliza a opinião publica em Pimenta Bueno.


Caiu como uma bomba a noticia de fechamento do Hospital Ana Neta. Vítima do descaso e do abandono com que foi tratado nos últimos oito anos, o Hospital do Governo, como era conhecido pela população mais antiga, parece ter entrado em sua fase terminal.

É doloroso saber que este importante patrimônio publico poderia ter tido outro destino.Também não da para nos esquecermos, que como deputado e apoiador da candidatura do ex-prefeito nas duas penúltimas eleições, 2004 e 2008, Kaká Mendonça,irmão do atual prefeito,prometia outra realidade. Dizia que a saúde em Pimenta Bueno teria outro tratamento a partir daquelas duas eleições; No lugar dos bolivianos que falavam enrolado, à época da ex-prefeita Inês Zanol, teríamos médicos, remédios, ambulância e equipamentos de ultima geração. Era só votar 15 e tudo estaria resolvido.

Também não da para isentar o nosso mais jovem prefeito.  Enquanto vereador durante a ultima legislatura  parece ter abdicado de seu papel fiscalizador em troca do direito de nomear pelo menos um chefe de posto de saúde. Como prêmio, recebeu uma maquina falida, emperrada e sem solução à vista.

A solução que ora se apresenta parece não agradar as lideranças populares e a Câmara de Vereadores, pelo menos aos vereadores que fizeram pronunciamento a este respeito na ultima Sessão. A saída de emergência proposta até agora, passa por abandonar a fracassada e malfadada reforma, fechar o hospital Ana Neta e mudar suas instalações para dois prédios alugados, um deles, de propriedade do Dr. Luiz, sogro do irmão do prefeito e um de seus entusiastas apoiadores na ultima campanha eleitoral.

Esta alternativa deve provocar pelo menos duas reflexões. A primeira é de cunho administrativo. As instalações que se pretende alugar comporta a quantidade de leitos, o centro cirúrgico,a parte administrativa e laboratorial que comporta o hospital Ana Neta? Em quanto aumentará os custos operacionais? Os recursos para custear estas despesas sairão dos repasses do SUS? Dos atuais recursos destinados a saúde, quanto de fato é investido em sua atividade fim? Quanto sobrará no final para financiar o tratamento dentro do domicilio e para enviar pacientes para fora deste município?

A segunda é de caráter politico.  Nós os usuários do Sistema Único de Saúde, desejamos uma solução definitiva e não paliativa para o Hospital Ana Neta.Não seria hora do atual prefeito, lançar mão de todo o seu capital politico recém-conquistado nas urnas para mobilizar as autoridades competentes e cobrar uma solução a altura do que o povo esperava dele?

O vereador Irineu, com apoio de todos os colegas da casa, aprovou a realização de uma Audiência Pública com a única finalidade de debater os problemas e apontar soluções para o dilema envolvendo a saúde publica deste município. Já tem até data marcada: “26 de abril de 2013 na Câmara Municipal”.  Esta Audiência deverá contar com a participação da população, dos servidores da saúde, da Administração Municipal, Estadual e representantes do Governo Federal. Também deverão estar presentes, senadores, deputados federais e estaduais conselhos e etc.

 Tudo que se espera neste momento, é prudência dos que pretendem uma solução rápida. Saúde é uma questão muito séria para ser tratada com amadorismos e precipitação.

O hospital Ana Neta tem problemas de instalação elétrica, hidráulica e falta de manutenção predial, mas daí dizer que tem que ser demolido é outra questão. Quem conhece as estruturas daquele hospital,sabem que não existe problemas de rachaduras, fundação e segurança que justifique sua demolição.

 Até que me provem ao contrario, continuarei na defesa do hospital Ana Neta. Ele que já salvou tantas vidas por aqui, precisa agora da união de todos para salvar-se a si mesmo. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins     O Sol se pôs em Pimenta Bueno!  Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol. O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa. Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno. Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não sa...

Agenda do Vice-Presidente da República em Rondônia nesta terça-feira, terminou com uma importante visita à empresa Ciclo Cairu em Pimenta Bueno

  Geraldo Alckmin com Edimar Cosme e Cida do PT A agenda do Vice Presidente da República Geraldo Alckmin em Rondônia começou com uma reunião com empresários da Federação das Industrias do Estado de Rondônia – FIERO em Porto Velho, inauguração de um frigorifico em Cacoal e terminou com visita à fábrica da Ciclo Cairu em Pimenta Bueno. Maria Aparecida de Oliveira, acompanhou a visita do Vice Presidente da República e disse que Geraldo Alkimin ficou muito impressionado com a história da Empresa Ciclo Cairu     e dos irmãos Eugenio e Flávio. Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023, Geraldo Alckmin parece ter gostado também de conhecer o plano de investimento da empresa Cairu que inclui uma indústria de pneus em Manaus e uma fábrica de capacetes em Pimenta Bueno. Em Cacoal, Geraldo Alckmin lembrou o potencial agrícola de Rondônia com destaque para a produção de café e os prêmios de qualidade conqu...