Pular para o conteúdo principal

Noticia de fechamento do Hospital Ana Neta mobiliza a opinião publica em Pimenta Bueno.


Caiu como uma bomba a noticia de fechamento do Hospital Ana Neta. Vítima do descaso e do abandono com que foi tratado nos últimos oito anos, o Hospital do Governo, como era conhecido pela população mais antiga, parece ter entrado em sua fase terminal.

É doloroso saber que este importante patrimônio publico poderia ter tido outro destino.Também não da para nos esquecermos, que como deputado e apoiador da candidatura do ex-prefeito nas duas penúltimas eleições, 2004 e 2008, Kaká Mendonça,irmão do atual prefeito,prometia outra realidade. Dizia que a saúde em Pimenta Bueno teria outro tratamento a partir daquelas duas eleições; No lugar dos bolivianos que falavam enrolado, à época da ex-prefeita Inês Zanol, teríamos médicos, remédios, ambulância e equipamentos de ultima geração. Era só votar 15 e tudo estaria resolvido.

Também não da para isentar o nosso mais jovem prefeito.  Enquanto vereador durante a ultima legislatura  parece ter abdicado de seu papel fiscalizador em troca do direito de nomear pelo menos um chefe de posto de saúde. Como prêmio, recebeu uma maquina falida, emperrada e sem solução à vista.

A solução que ora se apresenta parece não agradar as lideranças populares e a Câmara de Vereadores, pelo menos aos vereadores que fizeram pronunciamento a este respeito na ultima Sessão. A saída de emergência proposta até agora, passa por abandonar a fracassada e malfadada reforma, fechar o hospital Ana Neta e mudar suas instalações para dois prédios alugados, um deles, de propriedade do Dr. Luiz, sogro do irmão do prefeito e um de seus entusiastas apoiadores na ultima campanha eleitoral.

Esta alternativa deve provocar pelo menos duas reflexões. A primeira é de cunho administrativo. As instalações que se pretende alugar comporta a quantidade de leitos, o centro cirúrgico,a parte administrativa e laboratorial que comporta o hospital Ana Neta? Em quanto aumentará os custos operacionais? Os recursos para custear estas despesas sairão dos repasses do SUS? Dos atuais recursos destinados a saúde, quanto de fato é investido em sua atividade fim? Quanto sobrará no final para financiar o tratamento dentro do domicilio e para enviar pacientes para fora deste município?

A segunda é de caráter politico.  Nós os usuários do Sistema Único de Saúde, desejamos uma solução definitiva e não paliativa para o Hospital Ana Neta.Não seria hora do atual prefeito, lançar mão de todo o seu capital politico recém-conquistado nas urnas para mobilizar as autoridades competentes e cobrar uma solução a altura do que o povo esperava dele?

O vereador Irineu, com apoio de todos os colegas da casa, aprovou a realização de uma Audiência Pública com a única finalidade de debater os problemas e apontar soluções para o dilema envolvendo a saúde publica deste município. Já tem até data marcada: “26 de abril de 2013 na Câmara Municipal”.  Esta Audiência deverá contar com a participação da população, dos servidores da saúde, da Administração Municipal, Estadual e representantes do Governo Federal. Também deverão estar presentes, senadores, deputados federais e estaduais conselhos e etc.

 Tudo que se espera neste momento, é prudência dos que pretendem uma solução rápida. Saúde é uma questão muito séria para ser tratada com amadorismos e precipitação.

O hospital Ana Neta tem problemas de instalação elétrica, hidráulica e falta de manutenção predial, mas daí dizer que tem que ser demolido é outra questão. Quem conhece as estruturas daquele hospital,sabem que não existe problemas de rachaduras, fundação e segurança que justifique sua demolição.

 Até que me provem ao contrario, continuarei na defesa do hospital Ana Neta. Ele que já salvou tantas vidas por aqui, precisa agora da união de todos para salvar-se a si mesmo. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.