A sorte do Brasil na Copa do Mundo está nos pés de Romário de Souza Faria, carioca de 28 anos. Baixinho, atarracado, tinhoso, ele tem a maior e mais rara das qualidades de um jogador de futebol: a facilidade de fazer gols. Foi ele o responsável direto pela classificação do Brasil nas eliminatórias da Copa, ao marcar os dois gols na partida decisiva contra o Uruguai, em setembro 1994. O time pode ser uma droga, mas, se tiver Romário, tem chance de dobrar o adversário. ( Fábio Altman)
Mas o que isso tem a ver com as eleições de 2012 em Pimenta Bueno?
O porcentual de renovação no comando das cidades em 2012 foi mais alto que nas últimas eleições municipais. Em 73% dos municípios, os eleitos não ocupam o cargo atualmente. Em 2008, a renovação foi de 60%. O levantamento foi feito pelo Estadão Dados, com base no resultado do primeiro turno e informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre os candidatos à reeleição.
Mas esta renovação nem sempre significa mudança. Ao contrário do que muitos diziam, o atual prefeito de Pimenta Bueno, Augusto Plaça conseguiu sim fazer o sucessor e vai entregar a chave da prefeitura para um grande aliado e companheiro dos últimos 12 anos em Pimenta Bueno, (Kaká) Jean Mendonça. Augusto Plaça que evitou aparecer publicamente ao lado do amigo durante o processo eleitoral, foi o grande responsável pela virada do jogo nos momentos finais da campanha.
A exemplo de Romário em 1994 contra o Uruguai, Augusto virou o jogo nos últimos minutos do segundo tempo.
Mais uma vez, Augusto Plaça se mostrou mais estrategista e mais eficiente que sua antecessora Inês Zanol que em 2004 tentou o mesmo feito apoiando Brito do INCRA contra o próprio Augusto.
A mobilização do PMDB nos últimos três dias das eleições virou um placar apontado por dois institutos de pesquisas publicas e levantamentos internos encomendados pelas coligações que dava a vitória ao candidato do PSB, Cleiton Roque.
Se os eleitores compraram gato por lebre não cabe a este blogueiro afirmar que sim ou que não, mas que o apoio do Prefeito Augusto Plaça foi decisivo, isso ninguém jamais poderá negar.
Os gols de Romário e os votos do Augusto foram decisivos para inverter o placar. Romário pendurou a chuteira e entrou na política, será que Augusto abandonará a política para entrar pro futebol?