Pular para o conteúdo principal

Voto consciente, útil e de protesto. Qual deles prevalecerá?

Ainda é cedo pra falar, mas já se houve dizer que, “ se meu candidato não melhorar eu vou votar no Cleiton, eu só não quero que o candidato x ganhe”.

Cleiton Roque surpreendeu não apenas os adversários, mas até aliados de primeira hora duvidava que sua campanha crescesse tanto. Alguns apostavam que ele não conseguiria botar a campanha na rua, outros diziam que ele até conseguiria, mas não tinha folego para chegar na final. Todos erraram. Na medida em que a campanha vai ganhando corpo e o candidato se consolidando como favorito, a tendência é melhorar e aumentar a quantidade de apoio, tanto na agregação de votos quanto de recursos e estrutura de campanha. Ninguém mais toma decisão com base em achismo e as pesquisas internas feitas tanto pelos candidatos, quanto por empresas e outras organizações começam revelar um quadro que dificilmente mudará até o final da campanha.

De outro lado, o clima cordial que reinou durante todo o processo que antecedeu as convenções vai se transformando num clima de salve-se quem puder. As trocas de elogios e cordialidade vão cedendo lugar a troca de farpas e de ataques pessoais.

Quem não se lembra do assedio sofrido pelo candidato Cleiton Roque às vésperas das convenções? Promessas de cargos no governo e outras garantias, para alguns irrecusáveis. As promessas não foram dirigidas somente ao candidato, mas à membros do seu partido, provocando rachas e dissidências em sua agremiação. Até o ex-presidente local da legenda, tentado pelas promessas acabou se desgarrando do grupo.

A pressão dos adversários e a resistência do candidato do PSB deixou claro uma coisa; Ele sabia que podia ganhar e eles sabiam que ele tinha razão.

Aos poucos a campanha vai se encarregando de apontar os defeitos e as qualidades de cada um e o eleitorado começa a tomar partido contra ou a favor. Pela rejeição da atual administração e dos dois principais candidatos de situação, tudo indica que mesmo aqueles que já haviam decidido por um dos dois, poderão não optar por nenhum deles e votar em Cleiton Roque para evitar a eleição de qualquer um deles. Isso é o que chamamos de voto útil.

Vamos aguardar a prova final em 07 de outubro de 2012.



Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins     O Sol se pôs em Pimenta Bueno!  Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol. O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa. Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno. Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não sa...

Agenda do Vice-Presidente da República em Rondônia nesta terça-feira, terminou com uma importante visita à empresa Ciclo Cairu em Pimenta Bueno

  Geraldo Alckmin com Edimar Cosme e Cida do PT A agenda do Vice Presidente da República Geraldo Alckmin em Rondônia começou com uma reunião com empresários da Federação das Industrias do Estado de Rondônia – FIERO em Porto Velho, inauguração de um frigorifico em Cacoal e terminou com visita à fábrica da Ciclo Cairu em Pimenta Bueno. Maria Aparecida de Oliveira, acompanhou a visita do Vice Presidente da República e disse que Geraldo Alkimin ficou muito impressionado com a história da Empresa Ciclo Cairu     e dos irmãos Eugenio e Flávio. Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023, Geraldo Alckmin parece ter gostado também de conhecer o plano de investimento da empresa Cairu que inclui uma indústria de pneus em Manaus e uma fábrica de capacetes em Pimenta Bueno. Em Cacoal, Geraldo Alckmin lembrou o potencial agrícola de Rondônia com destaque para a produção de café e os prêmios de qualidade conqu...