No ultimo sábado (04) os candidatos á prefeito de Pimenta Bueno, estiveram na rádio Meridional, onde cada candidato respondeu á um questionário de 4 perguntas e teve mais 1 minuto para considerações finais. A entrevista foi conduzida pelo repórter Jeferson Fagundes, que na ocasião tratou de temas e problemas que condizem com a realidade e a necessidade de nosso município. Foram feitas as mesmas perguntas á todos os candidatos.
Prioridades, saúde, potencialidades e setor produtivo (agricultura), foram temas usados nas perguntas. O candidato á prefeito Cleiton Roque foi incisivo em todas as respostas, não exitou em apontar os problemas e muito menos em falar de seus projetos.
Perguntado sobre as prioridades de sua gestão, Cleiton citou logo de cara um problema apontado por 77% da população como a grande necessidade do município, trata-se da saúde:
“Não é segredo para ninguém que a saúde de Pimenta Bueno necessita de um choque de gestão, falta ambulância, médicos, equipamentos e principalmente gestão, o principal responsável quando á saúde funciona é o Prefeito, e quando não dá certo também é o Prefeito o principal responsável, é inadmissível que o corpo de bombeiros tenha que suprir a carência da saúde, fazendo atendimentos simples que o HPS deveria fazer e não faz por falta de estrutura, profissionais e volto á dizer, por falta de gestão. Nós vamos olhar á saúde pública, não como um fardo, mas como um desafio, como prioridade de política pública. Temos que ampliar os programas que já existem e criar novos, para atender realmente as necessidades da população. Eu vivi na pele a falta de estrutura na saúde em Pimenta Bueno, quando perdi um filho por conta disso, por falta de estrutura, acompanhamento, por falta de uma UTI móvel e até pela falta de profissionais, eu não desejo isso á ninguém, Temos que valorizar nosso quadro de profissionais, melhorar a remuneração revisando o plano de cargos e salários que está defasado, investir em qualificação profissional, fazer gestão de recursos humanos, ampliar e melhorar o programa saúde da família, melhorar a estrutura física do Hospital e dos Centros de Saúde para que possam desenvolver um trabalho com qualidade, disse e repito, como conhecedor dos problemas, e até mesmo por ter vivido na pele eu digo, a saúde pode voltar a funcionar em Pimenta Bueno” Diz Cleiton.
Cleiton também falou das potencialidades, destacou á importância de fortalecer ainda mais os pólos cerâmicos e o pólo de confecções, e disse também sobre a importância do incentivo a outros segmentos: “Os pólos cerâmicos e de confecções, são hoje um orgulho para cada cidadão Pimentense, os dois segmentos são exemplo em todo o estado, porém temos que incentivar cada vez mais, seja com incentivo fiscal e apoio irrestrito do Poder Público Municipal, para que continuemos sendo referência, Mas não podemos esquecer de outros segmentos, Pimenta pode ser pólo de muitas outras atividades, Pimenta Bueno tem tudo pra ser uma das melhores cidades para se viver no estado de Rondônia com qualidade de vida.
“Outro setor que merece uma atenção especial é a agricultura, um dos meus projetos é regularizar á situação das terras, para que mais e mais agricultores possam ser inclusos nos projetos de incentivo ao agricultor. Com a regularização vai poder financiar pequenos, médios e grandes agricultores, diferente de outros projetos nossa preocupação além da produção é saber se o agricultor tem pra quem vender sua produção, temos exemplos de projetos que foram muito bem, os produtores aderiram às esses projetos, produziram, colheram e na hora de vender não havia compradores, daí começavam os problemas, dívidas acumuladas, perca de bens, entre outros. Através de parcerias nossa gestão vai apresentar um pacote completo, para quando o agricultor comece a produzir já tenha pra quem vender. Temos que explorar também a piscicultura, aproveitar melhor os programas já criados pelo próprio governo, dar suporte, incentivar, essa também poderia muito bem ser uma das potências do nosso município, haja visto que temos aqui o Pedrinho da piscigranja , destaque a nível nacional pelo trabalho realizado na piscicultura, ampliar e criar programas de capacitação no campo, Pimenta Bueno é um município com um grande potencial, tem uma diversidade muito grande potencialidades a serem melhor exploradas”. Diz Cleiton.
Cleiton ainda falou de uma meta ousada, porém segundo ele, possível, que é construir 400 casas em 4 anos, comparado a gestão atual parece muito, levando em consideração que em 8 anos foram construídas pouco mais de 70 casas:
“sei que parece muito, porém se Rolim de Moura fez, porque não podemos? Sei que é possível, temos como uma meta, até o fim de nossa gestão Pimenta Bueno terá 400 casas populares construídas, pode parecer muito para quem quer simplesmente tocar o barco, mas para nós é perfeitamente possível”. Diz Cleiton.
Elogiado sobre o discurso, Cleiton disse: “É muito fácil falar sobre aquilo que temos conhecimento, nesses anos de vida pública adquiri conhecimento, e sabemos exatamente como fazer para atingir cada uma das metas que traçamos para o município, podemos dizer com toda certeza que estamos preparados para assumir a administração municipal, não vamos assumir o cargo para ver como é administrar o município, não vamos entrar lá pra aprender, temos experiência suficiente para fazer de Pimenta Bueno uma cidade próspera, sabemos como, onde e quando fazer”. Concluiu Cleiton.
A entrevista vai ao ar nesta quinta-feira (09), á partir das 11h00minh na 93,5 rádio Meridional FM.
Assessoria.