Pular para o conteúdo principal

Desafio para os próximos oito anos

Foto Euflávio
Em oito anos de mandato da para se fazer muita coisa, inclusive coisas que não deveria ser feito, mas que muita gente que faz. E tem outras que deveriam ser feitas, mas que muita gente não faz. É claro que todo gestor gostaria ou pelo menos deveria gostar de fazer tudo, mas por muitas razoes não conseguem. Seja por falta de recursos, de equipe qualificada, de tempo ou simplesmente por falta de visão.

Uma das coisas que todo gestor público deveria fazer e boa parte não faz é controle. Uma grande maioria não sabe quanto arrecada e nem onde é gasto. Saber gastar é tão importante quanto saber arrecadar. Há quem gaste tempo e esforço para receber pequenas quantidades de um monte de gente que ganha pouco e deixa de cobrar um valor expressivo de pouca gente que deve muito. Como eleitor vou votar e cobrar do meu prefeito pelo menos três quesitos básicos ligados a questão da infraestrutura urbana e rural:

• Preservar o que foi feito

• Recuperar e melhorar o que ficou mau feito

• Fazer o que não foi feito

É comum num período eleitoral todos olharem para o que falta ser feito, enquanto que o que foi feito vai se deteriorando e o que foi feito sem a devida qualidade nem se quer entra em pauta.

Em Pimenta Bueno tem bons exemplos da falta de preservação do que foi feito, a começar pelo palácio que abriga o principal mandatário municipal. Em nosso plano de governo fizemos questão de levantar esta lebre. Temos que acabar com o conformismo de que tudo que é publico pode ser feio, sujo e inadequado. Temos que acabar com outro paradigma muito usual no serviço publico o “ sempre foi assim pra que mudar?” para “sempre foi assim, mas pode mudar” o que podemos fazer para mudar?  Para mudar este quadro, antes de mais nada deve se pensar em quem vai estar do outro lado do balcão, o contribuinte.

Além de melhorar as condições de vida e de trabalho dos agentes públicos municipais (servidores públicos municipais), se faz necessário ainda, enfrentar a burocracia da maquina publica, os excessos de procedimentos burocráticos, as regras arcaicas, o mau atendimento, a falta de informação, a desmotivação dos agentes públicos e o “vai e vem” de cidadãos e cidadãs buscando a solução para suas necessidades.

O Desafio dos próximos oito anos, será o de realizar a recuperação das escolas, creches, praças, ginásio de expoentes, centro de zoonoses, centros de saúde, ruas, estradas e outras obrigações do município e ainda, ampliar a pavimentação asfáltica, realizar as obras do saneamento básico, moradia e tantas outras que certamente, oito anos será um tempo bem razoável para quem trabalha de forma planejada e motivada para deixar sua marca.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins     O Sol se pôs em Pimenta Bueno!  Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol. O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa. Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno. Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não sa...

Agenda do Vice-Presidente da República em Rondônia nesta terça-feira, terminou com uma importante visita à empresa Ciclo Cairu em Pimenta Bueno

  Geraldo Alckmin com Edimar Cosme e Cida do PT A agenda do Vice Presidente da República Geraldo Alckmin em Rondônia começou com uma reunião com empresários da Federação das Industrias do Estado de Rondônia – FIERO em Porto Velho, inauguração de um frigorifico em Cacoal e terminou com visita à fábrica da Ciclo Cairu em Pimenta Bueno. Maria Aparecida de Oliveira, acompanhou a visita do Vice Presidente da República e disse que Geraldo Alkimin ficou muito impressionado com a história da Empresa Ciclo Cairu     e dos irmãos Eugenio e Flávio. Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023, Geraldo Alckmin parece ter gostado também de conhecer o plano de investimento da empresa Cairu que inclui uma indústria de pneus em Manaus e uma fábrica de capacetes em Pimenta Bueno. Em Cacoal, Geraldo Alckmin lembrou o potencial agrícola de Rondônia com destaque para a produção de café e os prêmios de qualidade conqu...