Ontem aconteceu mais uma rodada de discussão envolvendo partidos e lideranças politicas de Pimenta Bueno, na tentativa de se montar o quebra cabeça das eleições municipais deste ano. Na reunião participaram: PT, PP, PSB, PDT e PC do B e até o Chico da Santa Maria apareceu de raspão e acabou dando o seu recado.
A cada dia vai se confirmando frases como a de Tancredo Neves “Conjuntura política é como nuvens, você olha está de um jeito, você olha de novo e está de outro jeito" ou outra também conhecida que diz "Em politica não há amigos que não se separam e nem inimigos que não se juntam".
O inicio do processo eleitoral em Pimenta Bueno reflete exatamente isso. Após mais de 15 anos juntos, dividindo espaço e poder, ninguém imaginaria um processo eleitoral onde Augusto Plaça e Kaká Mendonça estivessem de lados opostos. No inicio deste ano, ficou evidente uma espécie de racha entre amigos. De olho nas próximas eleições, onde o grupo do atual prefeito poderá ter vários pretendentes ao cargo de deputado estadual e diante de um possível impedimento da candidatura à reeleição do deputado Kaká, o nobre deputado se viu obrigado a buscar novo espaço, dessa vez no grupo do Senador Ivo Cassol, que tem como pré-candidato, o presidente da CDL, Edmar Cosme. Após juras de amor eterno e promessas de apoio incondicional, Kaká Mendonça se articulou nos bastidores para viabilizar a candidatura do Irmão, o vereador Jean Mendonça, que poderá sucedê-lo na Assembleia Legislativa em 2014. A partir de então iniciou-se a batalha do salve-se quem puder.
A presença de Kaká Mendonça no grupo do PP e outros partidos, afastava a possibilidade de alianças desse grupo com o PSB e o PT. A formalização de uma aliança envolvendo Edmar e Cleiton Roque era visto como impossível e improvável. A articulação de bastidores do Deputado Kaká Mendonça, longe dos olhos das principais lideranças do PP, acabou por afasta-lo do grupo que ainda hoje busca viabilizar a candidatura de Edmar Cosme.
Sem o PP de Cassol e o PMDB de Raupp, que pretendem disputar com candidaturas próprias, a jogada do deputado Kaká, que a principio parecia inteligente e audaciosa, tem tudo para fracassar. A grande pergunta é, quem vai com quem? A dúvida que só o tempo responderá é, o deputado Kaká conseguira viabilizar a candidatura do Jean, sem o PP e sem o PMDB? O PMDB poderia recuar de seu projeto e apoiar o projeto do Deputado Kaká? O Deputado poderia recuar de sua intenção e voltar a se juntar a um dos grupos, os quais tentou desarticular em beneficio de seu projeto? Eles o aceitariam de volta? Kaká conseguirá atrair outros partidos que já estão buscando espaço nos projetos de oposição a administração atual, considerando que Kaká sempre esteve na situação; e agora, ele vai mudar o discurso?
O fato é que essa mexida no tabuleiro abriu outras possibilidades.
Hoje já seria possível se falar de uma ampla aliança envolvendo PT, PP, PDT, PSB, PC do B e outras siglas em torno de um programa de governo único e uma nominata de candidatos a vereador em condições de fazer ampla maioria na Câmara Municipal. Pelo que ficou evidenciado ontem, pode até ser que alguns dos pré-candidatos resistam a ideia, mas suas bases e pelo menos as que estiveram presentes na reunião de ontem, se mostraram dispostos a pressionarem seus lideres pela formalização de uma chapa única de oposição aos dois grupos da situação.
Ficou acertado entre os representantes partidários que os postulantes ao cargo majoritário do PP,PT,PSB e outros que vierem a surgir, serão submentidos a uma consulta popular e o que melhor se posicionar será escolhido para representar o projeto de mudança que se pretende apresentar a sociedade pimentense nos próximos meses.
Ficou acertado entre os representantes partidários que os postulantes ao cargo majoritário do PP,PT,PSB e outros que vierem a surgir, serão submentidos a uma consulta popular e o que melhor se posicionar será escolhido para representar o projeto de mudança que se pretende apresentar a sociedade pimentense nos próximos meses.
Mas vamos esperar pra ver. Como já foi dito, em politica tudo é possível