Galeria de Joaquim Louredo no Flickr.
A PCH Saldanha realizou atividades de Educação Ambiental no ultimo dia 12 de maio de 2012 com 50 alunos do curso de administração da FAROL – Faculdade de Rolim de Moura. Na oportunidade, os acadêmicos fizeram trilha e conheceram o processo de geração hídrica, passando pelo reservatório de agua, o canal e a casa de máquinas.
Após queimarem bastante energia e repor suas calorias num delicioso almoço servido pelos proprietários da PCH, os acadêmicos participaram de palestras no auditório da empresa e conheceram um pouco mais sobre a cadeia produtiva da energia elétrica. Foi proferido palestras sobre Geração, Transmissão e Distribuição de Energia.
A Eletrobras Distribuição Rondônia falou do Processo de Distribuição e suas práticas de sustentabilidade. Joaquim Louredo, Gerente do Departamento Regional Sul, falou da nova visão estratégica do grupo Eletrobras, mostrando sua preocupação com o uso racional de energia, com o consumo consciente e com uma nova cultura sustentável.
Joaquim mostrou que a Eletrobras está trabalhando para se tornar logo em 2020 a primeira empresa em geração, transmissão e distribuição de energia limpa no mundo. Sobre sustentabilidade, Joaquim mencionou que está na missão da empresa, atuar no mercado de energia de forma integrada, rentável e sustentável. Para isso, a Eletrobras reformulou todo o seu processo de gestão e estabeleceu um plano de metas para atingir este objetivo.
Sobre a questão ambiental, foi dito que a empresa vem trabalhando com a construção do que o PROCEL conceitua como Usina Virtual. A usina virtual é aquela que se constrói mudando os hábitos de consumo e economizando energia. A energia economizada seria repassada a outros consumidores sem com tudo, ter que construir novas hidrelétricas ou queimar combustíveis fosseis para sua geração. A Eletrobras vem trabalhando isso em Rondônia por meio de capacitação de professores e outros agentes que multiplicam dicas de economia e uso racional em escolas e seminários. Em outra vertente, a Empresa vem trabalhando um Programa de Eficiência Energética que já substituiu mais de 6.000 geladeiras e realizou intervenção técnica em mais de 2.500 residências de clientes de baixa renda, com troca de lâmpadas, tomadas e instalações internas.
No final, Joaquim agradeceu a Administradora Iraci e a Senhora Célia ( PCH Saldanha) pelo convite e se colocou a disposição para outras parcerias que envolva a conscientização da população sob a necessidade de empreender novas formas de uso dos recursos naturais cada vez mais escassos em nosso planeta.