Estivemos visitando o Instituto DESAM nesta segunda feira e ficamos animados com a aceitação do Projeto Socioambiental, “confecção de bolsas e sacolas em banner usado” que esta sendo desenvolvido pelo Instituto em parceria com a Eletrobras. A primeira turma já estava presente e disposta a iniciar os trabalhos
O Presidente do Instituto DESAM, Alberto Ayres, fez a abertura das atividades agradecendo a parceria da Eletrobras e agradeceu também as mulheres que se inscreveram para participar do projeto. “Sem vocês não teria sido possível colocar em prática este projeto, que nasceu de um sonho da Dulcinês Aparecida, empregada da Eletrobras e do desejo do Instituto DESAM em contribuir para que ele se tornasse uma bela iniciativa em favor do meio ambiente e das pessoas que se dispuseram vir somar conosco”, afirmou o presidente.
Como já foi dito, o curso para confecção de sacolas com banners usados, visa impedir que toneladas de material plástico utilizados em publicidades seja devolvido a natureza sem que seja novamente reutilizado para outros fins. Transformar este material em sacolas retornáveis e evitar que outras sacolas plásticas descartáveis seja utilizadas em supermercados para embalar compras e após seu uso venha poluir o meio ambiente, é um dos objetivos desse projeto. Outro objetivo é a geração de trabalho e renda, pois com o baner é possível desenvolver uma série de peças artesanais, como: bolsas, sapateiras, capa para máquina de lavar, porta papel higiênico, capas de chuva, e uma infinidade de outros objetos, que podem ser comercializados pelas próprias artesãs e contribuir para a melhoria de qualidade de vida de seus familiares.
Pela quantidade de pessoas inscritas, pode-se dizer que um dos principais objetivos já foi alcançado. Parabéns a todos e todas pelo sucesso do evento.