Pular para o conteúdo principal

Eletrobras apóia projeto sustentável na comunidade de quilombolas em Pedras Negras

A chegadaChegada em Pedras NegrasLaranja bolivianaA rede elétricaA igrejaVista panorâmica de Pedras Negras
Estava muito frioComunidade quilombolaTrilha em Pedras NegrasCasa de rebocoA beleza do rio GuaporéJoaquim, Joaquim e Toninho
Joaquim e Antonio InácioBoliviaRio GuaporéJoaquim LouredoDSC00930Casa dos Parafusos
DSC00933DSC00930DSC00929DSC00928DSC00927DSC00925

A Eletrobras Distribuição Rondônia está programando para segunda quinzena de agosto uma série de melhorias no distrito de Pedras Negras às margens do rio Guaporé em Rolim de Moura. As intervenções técnicas programadas para o referido distrito atende solicitação da OSCIP “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” Vida Nativa que apóia a comunidade quilombola que ali reside.


Segundo Apolônio, presidente da associação dos quilombolas, 30 famílias com cerca 150 pessoas descendentes de escravos residem atualmente em Pedras Negras. O diferencial destas famílias é que elas se recusam viver de cestas básicas e preferem desenvolver atividades sustentáveis em sua comunidade.

Para garantir seu próprio sustento, a comunidade quilombola está em fase de implantação de um ambicioso projeto de ecoturismo em Pedras Negras. Com apoio de uma ONG - Vida Nativa, SEBRAE, Governo de Rondônia e outros parceiros objetivando explorar o potencial turístico do rio Guaporé, rico em peixes e beleza.

Com a implantação do projeto de sustentabilidade, o sustento das famílias quilombolas será viabilizado por meio do Ecoturismo com construção de pousadas, realização de pesca esportiva, restaurantes com pratos a base de peixes do rio Guaporé, uma farinheira que agregará valor a cultura da mandioca, além de um tele centro que esta sendo viabilizado com apoio da Eletrobras.

O DEVOP- órgão do Governo de Rondônia está reformando a pista de pouso e melhorando o porto para chegada das embarcações.

Para garantir que tudo isso funcione, a Eletrobras já programou a construção de uma subestação elevadora de 112,5 kVA e 02 subestações rebaixadoras de 45 kVA cada. Será feito ainda, a substituição de todos os postes de madeiras existentes por postes de concreto e solicitado o repotenciamento da usina de geração de energia. Com isso, Pedras Negras terá energia de qualidade e suficiente para desenvolver os projetos atuais e futuros que certamente virão.


Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.