Galeria de Joquim13 no Flickr.
A Eletrobras Distribuição Rondônia está programando para segunda quinzena de agosto uma série de melhorias no distrito de Pedras Negras às margens do rio Guaporé em Rolim de Moura. As intervenções técnicas programadas para o referido distrito atende solicitação da OSCIP “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” Vida Nativa que apóia a comunidade quilombola que ali reside.
Segundo Apolônio, presidente da associação dos quilombolas, 30 famílias com cerca 150 pessoas descendentes de escravos residem atualmente em Pedras Negras. O diferencial destas famílias é que elas se recusam viver de cestas básicas e preferem desenvolver atividades sustentáveis em sua comunidade.
Para garantir seu próprio sustento, a comunidade quilombola está em fase de implantação de um ambicioso projeto de ecoturismo em Pedras Negras. Com apoio de uma ONG - Vida Nativa, SEBRAE, Governo de Rondônia e outros parceiros objetivando explorar o potencial turístico do rio Guaporé, rico em peixes e beleza.
Com a implantação do projeto de sustentabilidade, o sustento das famílias quilombolas será viabilizado por meio do Ecoturismo com construção de pousadas, realização de pesca esportiva, restaurantes com pratos a base de peixes do rio Guaporé, uma farinheira que agregará valor a cultura da mandioca, além de um tele centro que esta sendo viabilizado com apoio da Eletrobras.
O DEVOP- órgão do Governo de Rondônia está reformando a pista de pouso e melhorando o porto para chegada das embarcações.
Para garantir que tudo isso funcione, a Eletrobras já programou a construção de uma subestação elevadora de 112,5 kVA e 02 subestações rebaixadoras de 45 kVA cada. Será feito ainda, a substituição de todos os postes de madeiras existentes por postes de concreto e solicitado o repotenciamento da usina de geração de energia. Com isso, Pedras Negras terá energia de qualidade e suficiente para desenvolver os projetos atuais e futuros que certamente virão.