Pular para o conteúdo principal

Em defesa do rio Guaporé

Veja o que pensa os pescadores de Pimenteiras


Pimenteiras do Oeste em Rondônia, município com 2.315 habitantes, segundo o IBGE - 2010, tem uma colônia com 105 pescadores cadastrados. No mês de julho eles pescaram 13.782 quilos de peixes e distribuíram nos mercados vizinhos. Segundo Rosilene Freychamo, presidente da associação, os peixes de Pimenteiras são consumidos em Vilhena, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno e Cacoal.

A associação que foi fundada em 02 de setembro de 1985 já chegou a contar com 240 associados. Este número diminuiu após a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovar lei limitando a quantidade de peixe por pescador, que antes era de 400 kg por semana e foi reduzido para 70 quilos.

Caminhão Baú
Em março deste ano, a colônia de pescadores foi contemplada pelo Ministério da Pesca, com um caminhão baú que é utilizado para transportar o pescado até as cidades vizinhas. “Antes, vivíamos a mercê dos atravessadores que intermediavam a venda do nosso produto, hoje, fazemos a venda direta ao consumidor” afirma Rosilene. A Associação conta com uma estrutura composta de fabrica de gelo, balança, caminhão baú, escritório e porto para atracar as embarcações. Rosilene, diz que a Colônia de pescadores foi determinante para a emancipação politica e administrativa de Pimenteiras. A Lei exige que o distrito interessado em se tornar município possua pelo menos uma entidade fundada e registrada a mais de dois anos e os pescadores já haviam legalizado a entidade em 1985, por meio do Sr. Omero Aguiar de Andrade, seu primeiro presidente, falecido no mês passado.

Porto pesqueiro
Uma das grandes lutas da associação é conseguir realizar o ordenamento pesqueiro, separando os pescadores comerciais dos pescadores esportivos. Ela afirma que os pescadores comerciais estão sendo vistos como os vilãs da fuga dos peixes do entorno de Pimenteiras , o que não é verdade. Quando os peixes aparecem boiando na água, ou a agua fica vermelha, não somos nós, os pescadores que jogamos fertilizantes e agrotóxicos no rio, nos não plantamos soja e nem desmatamos as margens. “Nós respeitamos os quatro meses de piracema e não usamos embarcações com motores de alta potencia que joga agua nas barrancas do rio e espanta os peixes, diz Rosilene”.

A presidente da Colônia de pescadores diz ainda, que é preciso pacificar os conflitos existentes entre as portarias federais e estaduais. A uma grande dificuldade de saber qual portaria esta valendo, se do IBAMA ou da SEDAM.

Sobre repovoamento do rio, os biólogos que orientam a comunidade pesqueira diz não ser aconselhável soltar cardumes de uma determinada espécie no rio, isso pode causar desequilíbrio ambiental,  uma espécie aumentar muito e acabar extinguindo outra. O melhor método segundo Rosilene é o que já vem sendo praticado  na região, suspensão da pesca de determinada espécie por um determinado tempo. Este método é tão eficiente que hoje, o rio Guaporé já conta com uma super população de jacaré, ariranha, piranha e tartaruga. Do lado boliviano, o governo já está preste a autorizar a caça do jacaré, para evitar um maior desequilíbrio ambiental.

A atividade pesqueira é a principal atividade econômica do município, seguida do turismo, pecuária e agricultura. Já na cidade, a Prefeitura continua sendo a maior empregadora de mão-de-obra, seguida dos governos estadual e federal. 
Os pescadores vão continuar lutando pelo controle de embarcação, que para Rosilene é uma das grandes preocupação do momento. “ A cada dia aparece mais barcos no rio, o Guaporé esta ficando como as ruas das grandes cidades com os engarrafamentos de carros”, ordenamento pesqueiro e preservação das margens do rio. “Estão desmatando, jogando veneno e toneladas de lixo nas margens do rio”. Isso deveria ser visto pelas autoridades.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.