Veja o que pensa os pescadores de Pimenteiras
Pimenteiras do Oeste em Rondônia, município com 2.315 habitantes, segundo o IBGE - 2010, tem uma colônia com 105 pescadores cadastrados. No mês de julho eles pescaram 13.782 quilos de peixes e distribuíram nos mercados vizinhos. Segundo Rosilene Freychamo, presidente da associação, os peixes de Pimenteiras são consumidos em Vilhena, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno e Cacoal.
A associação que foi fundada em 02 de setembro de 1985 já chegou a contar com 240 associados. Este número diminuiu após a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovar lei limitando a quantidade de peixe por pescador, que antes era de 400 kg por semana e foi reduzido para 70 quilos.
Caminhão Baú |
Porto pesqueiro |
A presidente da Colônia de pescadores diz ainda, que é preciso pacificar os conflitos existentes entre as portarias federais e estaduais. A uma grande dificuldade de saber qual portaria esta valendo, se do IBAMA ou da SEDAM.
Sobre repovoamento do rio, os biólogos que orientam a comunidade pesqueira diz não ser aconselhável soltar cardumes de uma determinada espécie no rio, isso pode causar desequilíbrio ambiental, uma espécie aumentar muito e acabar extinguindo outra. O melhor método segundo Rosilene é o que já vem sendo praticado na região, suspensão da pesca de determinada espécie por um determinado tempo. Este método é tão eficiente que hoje, o rio Guaporé já conta com uma super população de jacaré, ariranha, piranha e tartaruga. Do lado boliviano, o governo já está preste a autorizar a caça do jacaré, para evitar um maior desequilíbrio ambiental.
A atividade pesqueira é a principal atividade econômica do município, seguida do turismo, pecuária e agricultura. Já na cidade, a Prefeitura continua sendo a maior empregadora de mão-de-obra, seguida dos governos estadual e federal.
Os pescadores vão continuar lutando pelo controle de embarcação, que para Rosilene é uma das grandes preocupação do momento. “ A cada dia aparece mais barcos no rio, o Guaporé esta ficando como as ruas das grandes cidades com os engarrafamentos de carros”, ordenamento pesqueiro e preservação das margens do rio. “Estão desmatando, jogando veneno e toneladas de lixo nas margens do rio”. Isso deveria ser visto pelas autoridades.