Pular para o conteúdo principal

Projeto “Cinema da Escola”

O Projeto “Cinema da Escola” nasceu na Representação de Ensino de Pimenta Bueno com a posse do atual Representante de Ensino, Israel Custódio Correia, que imediatamente designou a Professora Socorro Lustosa, Mestre em Linguística, para, juntamente com o Professor Especialista em História, Carlos Augusto Junqueira Mendonça, idealizador do projeto, desenvolver e coordenar projetos para alunos do ensino médio das escolas estaduais em Pimenta.
O “Cinema na Escola”, que teve início em março passado, nas escolas Cordeiro de Farias e Raimundo Euclides, conta atualmente com 180 alunos que, a cada 15 dias, durante quatro horas assistem filmes como Tropa de Elite II, Escritores da Liberdade, Entre os Muros da Escola, dentre outros, e discutem temas interdisciplinares como História, Ética, Linguagem, Cidadania, de relevância para ENEM. Além dos alunos, os professores vem aderindo ao projeto e colaborando com às discussões.
A avaliação da aprendizagem e do alcance dos objetivos do projeto vem sendo acompanhada pelos coordenadores através das produções dos alunos, que a cada encontro traduzem em textos o conhecimento sobre os temas tratados buscando, nas leituras complementares sugeridas, maior embasamento teórico.
O sucesso foi tanto que a Representação de Ensino, juntamente com os coordenadores, buscaram parcerias nas empresas privadas para a confecção de camisetas, e garantiram a doação de um notebook, para premiar o aluno com o melhor conjunto de produções de textos.
O Projeto inicialmente direcionado aos alunos do terceiro ano das escolas mencionadas vem, a cada quinzena, ganhando novas adesões, de alunos das outras séries do ensino médio e de outros professores que desenvolvem suas atividades nessas escolas.
“O divisor de águas é a vontade. O acesso à educação e à cultura, hoje, está ao alcance de todos, o que definirá o futuro profissional desses jovens é a vontade em querer mais, a vontade em querer saber sempre mais. No mundo globalizado não basta ter acesso, é preciso querer e saber. Não há mais como imaginar que se conquistará uma posição no mercado de trabalho sem o investimento em educação.” Diz uma das colaboradoras do Projeto.
A professora, coordenadora do “Cinema na Escola” Socorro Lustosa acrescenta “nosso papel é proporcionar àqueles que buscam o conhecimento o compartilhamento do saber, sem respostas prontas, sem discursos sem fundamentação teórica. E educação no Estado precisa e deve melhorar para que, em um futuro próximo, nossos alunos, futuros profissionais, possam concorrer de igual para igual no mercado de trabalho nacional, para que não precisem ficar limitados às fronteiras de Rondônia, e para que se assegure a possibilidade um verdadeiro avanço cultural”.
“Nosso objetivo primordial é dar a oportunidade aos alunos de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de forma a que possam associá-los à prática, a vivência, aos acontecimentos do mundo que os cerca, para que possam fazer suas próprias leituras, formar suas opiniões e valores e exercer, com amplitude, sua cidadania.”, complementa o professor Carlos Mendonça.
“A relevância de nosso trabalho está no esforço despendido para construir novos paradigmas, em utilizar os recursos existentes e buscar os inexistentes para oferecermos aos alunos da escola pública uma formação de qualidade”, conclui Israel Custódio, Representante de Ensino em Pimenta Bueno.
 Enviado por Carlos Augusto

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.