O Projeto “Cinema da Escola” nasceu na Representação de Ensino de Pimenta Bueno com a posse do atual Representante de Ensino, Israel Custódio Correia, que imediatamente designou a Professora Socorro Lustosa, Mestre em Linguística, para, juntamente com o Professor Especialista em História, Carlos Augusto Junqueira Mendonça, idealizador do projeto, desenvolver e coordenar projetos para alunos do ensino médio das escolas estaduais em Pimenta.
O “Cinema na Escola”, que teve início em março passado, nas escolas Cordeiro de Farias e Raimundo Euclides, conta atualmente com 180 alunos que, a cada 15 dias, durante quatro horas assistem filmes como Tropa de Elite II, Escritores da Liberdade, Entre os Muros da Escola, dentre outros, e discutem temas interdisciplinares como História, Ética, Linguagem, Cidadania, de relevância para ENEM. Além dos alunos, os professores vem aderindo ao projeto e colaborando com às discussões.
A avaliação da aprendizagem e do alcance dos objetivos do projeto vem sendo acompanhada pelos coordenadores através das produções dos alunos, que a cada encontro traduzem em textos o conhecimento sobre os temas tratados buscando, nas leituras complementares sugeridas, maior embasamento teórico.
O sucesso foi tanto que a Representação de Ensino, juntamente com os coordenadores, buscaram parcerias nas empresas privadas para a confecção de camisetas, e garantiram a doação de um notebook, para premiar o aluno com o melhor conjunto de produções de textos.
O Projeto inicialmente direcionado aos alunos do terceiro ano das escolas mencionadas vem, a cada quinzena, ganhando novas adesões, de alunos das outras séries do ensino médio e de outros professores que desenvolvem suas atividades nessas escolas.
“O divisor de águas é a vontade. O acesso à educação e à cultura, hoje, está ao alcance de todos, o que definirá o futuro profissional desses jovens é a vontade em querer mais, a vontade em querer saber sempre mais. No mundo globalizado não basta ter acesso, é preciso querer e saber. Não há mais como imaginar que se conquistará uma posição no mercado de trabalho sem o investimento em educação.” Diz uma das colaboradoras do Projeto.
A professora, coordenadora do “Cinema na Escola” Socorro Lustosa acrescenta “nosso papel é proporcionar àqueles que buscam o conhecimento o compartilhamento do saber, sem respostas prontas, sem discursos sem fundamentação teórica. E educação no Estado precisa e deve melhorar para que, em um futuro próximo, nossos alunos, futuros profissionais, possam concorrer de igual para igual no mercado de trabalho nacional, para que não precisem ficar limitados às fronteiras de Rondônia, e para que se assegure a possibilidade um verdadeiro avanço cultural”.
“Nosso objetivo primordial é dar a oportunidade aos alunos de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de forma a que possam associá-los à prática, a vivência, aos acontecimentos do mundo que os cerca, para que possam fazer suas próprias leituras, formar suas opiniões e valores e exercer, com amplitude, sua cidadania.”, complementa o professor Carlos Mendonça.
“A relevância de nosso trabalho está no esforço despendido para construir novos paradigmas, em utilizar os recursos existentes e buscar os inexistentes para oferecermos aos alunos da escola pública uma formação de qualidade”, conclui Israel Custódio, Representante de Ensino em Pimenta Bueno.