Pular para o conteúdo principal

PIMENTA BUENO - CONTRASTE


“Por que somos tão criativos, inovadores, cheios de idéias e tão ruins em execução? Por que a rotina de cuidar dos detalhes, fazer a manutenção do que já existe, dar continuidade às coisas começadas, nos deixa tão entediados? 

Sentimos um grande prazer em dar idéias novas e planejar e um enorme tédio em fazer, cuidar das coisas do hoje, do aqui e do agora. Estamos sempre olhando para o futuro e parece nos esquecermos de que o amanhã depende do hoje. Com o descaso pelo hoje, pelo detalhe, pela cuidadosa execução e manutenção do que existe, nunca construiremos o amanhã e seremos sempre o “País do futuro”. ( Texto do Prof. Marins)

Terreno reservado a construção do INSS
Andando pela feira em Pimenta Bueno e olhando ao seu redor, vi algo que me fez lembrar imediatamente deste texto enviado a mim por um colega de trabalho.

Olhando de longe, as imagens do novo prédio do IDARON, do SEBRAE e SEFIM se confundem com a enorme vegetação que se formou no terreno baldio que fica bem ali, no centro da cidade, de frente para a prefeitura e entre os prédios acima mencionados. Feirantes e populares que por ali circulavam, faziam a mesma indagação. De quem será essa invernada?

Lembrei-me que num passado não muito distante, uma importante liderança política de nosso município, utilizou da mesma expressão para se referir as marginais da BR 364 à época, que segundo ele, só faltava porteiras na entrada e saída da cidade para que a cidade fosse confundida com uma grande invernada.

Olhando para o texto do Prof. Marins e para a nossa realidade, parece que o professor passou por aqui. E passou mesmo, mas embora tenha tudo a ver, seu texto faz referencia a fatos e situações que se repetem o tempo todo em em todos os lugares, públicos e privados.  


 Mas em se tratando de Pimenta Bueno, quantas obras iniciadas nesta e em outras gestões que continuam sem conclusão? E o estado  de conservação da praça dos Pioneiros, praça do antigo mercado municipal, do ginásio de exportes, centros de saúde, escolas e hospital?

Nos últimos anos, Pimenta Bueno foi agraciada com pavimentação, recapeamento e bloqueteamento de alguns quilômetros de ruas.  Construção de uma nova Praça no BNH, teatro municipal, feira coberta, prédio para incubadora de novas empresas, construção de uma creche e “viadutos”. Mas precisamos ter clara a política para conservação do existente, conclusão das obras iniciadas e das obras futuras. Elas serão de suma importância para reorganizar nossos espaços públicos, impulsionar o desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente.  

Moramos numa cidade privilegiada, com vários seguimentos econômicos e um potencial enorme para crescer, gerar emprego e riqueza para nosso povo.  Mas de ante de tão grande potencial e de tanta certeza de que este município é viável, faço minhas as  indagações do Professor Marins. "Por que a rotina de cuidar dos detalhes, fazer a manutenção do que já existe, dar continuidade às coisas começadas, nos deixa tão entediados?"

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.