Pular para o conteúdo principal

PIMENTA BUENO - CONTRASTE


“Por que somos tão criativos, inovadores, cheios de idéias e tão ruins em execução? Por que a rotina de cuidar dos detalhes, fazer a manutenção do que já existe, dar continuidade às coisas começadas, nos deixa tão entediados? 

Sentimos um grande prazer em dar idéias novas e planejar e um enorme tédio em fazer, cuidar das coisas do hoje, do aqui e do agora. Estamos sempre olhando para o futuro e parece nos esquecermos de que o amanhã depende do hoje. Com o descaso pelo hoje, pelo detalhe, pela cuidadosa execução e manutenção do que existe, nunca construiremos o amanhã e seremos sempre o “País do futuro”. ( Texto do Prof. Marins)

Terreno reservado a construção do INSS
Andando pela feira em Pimenta Bueno e olhando ao seu redor, vi algo que me fez lembrar imediatamente deste texto enviado a mim por um colega de trabalho.

Olhando de longe, as imagens do novo prédio do IDARON, do SEBRAE e SEFIM se confundem com a enorme vegetação que se formou no terreno baldio que fica bem ali, no centro da cidade, de frente para a prefeitura e entre os prédios acima mencionados. Feirantes e populares que por ali circulavam, faziam a mesma indagação. De quem será essa invernada?

Lembrei-me que num passado não muito distante, uma importante liderança política de nosso município, utilizou da mesma expressão para se referir as marginais da BR 364 à época, que segundo ele, só faltava porteiras na entrada e saída da cidade para que a cidade fosse confundida com uma grande invernada.

Olhando para o texto do Prof. Marins e para a nossa realidade, parece que o professor passou por aqui. E passou mesmo, mas embora tenha tudo a ver, seu texto faz referencia a fatos e situações que se repetem o tempo todo em em todos os lugares, públicos e privados.  


 Mas em se tratando de Pimenta Bueno, quantas obras iniciadas nesta e em outras gestões que continuam sem conclusão? E o estado  de conservação da praça dos Pioneiros, praça do antigo mercado municipal, do ginásio de exportes, centros de saúde, escolas e hospital?

Nos últimos anos, Pimenta Bueno foi agraciada com pavimentação, recapeamento e bloqueteamento de alguns quilômetros de ruas.  Construção de uma nova Praça no BNH, teatro municipal, feira coberta, prédio para incubadora de novas empresas, construção de uma creche e “viadutos”. Mas precisamos ter clara a política para conservação do existente, conclusão das obras iniciadas e das obras futuras. Elas serão de suma importância para reorganizar nossos espaços públicos, impulsionar o desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida das pessoas e preservar o meio ambiente.  

Moramos numa cidade privilegiada, com vários seguimentos econômicos e um potencial enorme para crescer, gerar emprego e riqueza para nosso povo.  Mas de ante de tão grande potencial e de tanta certeza de que este município é viável, faço minhas as  indagações do Professor Marins. "Por que a rotina de cuidar dos detalhes, fazer a manutenção do que já existe, dar continuidade às coisas começadas, nos deixa tão entediados?"

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins     O Sol se pôs em Pimenta Bueno!  Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol. O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa. Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno. Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não sa...

Agenda do Vice-Presidente da República em Rondônia nesta terça-feira, terminou com uma importante visita à empresa Ciclo Cairu em Pimenta Bueno

  Geraldo Alckmin com Edimar Cosme e Cida do PT A agenda do Vice Presidente da República Geraldo Alckmin em Rondônia começou com uma reunião com empresários da Federação das Industrias do Estado de Rondônia – FIERO em Porto Velho, inauguração de um frigorifico em Cacoal e terminou com visita à fábrica da Ciclo Cairu em Pimenta Bueno. Maria Aparecida de Oliveira, acompanhou a visita do Vice Presidente da República e disse que Geraldo Alkimin ficou muito impressionado com a história da Empresa Ciclo Cairu     e dos irmãos Eugenio e Flávio. Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023, Geraldo Alckmin parece ter gostado também de conhecer o plano de investimento da empresa Cairu que inclui uma indústria de pneus em Manaus e uma fábrica de capacetes em Pimenta Bueno. Em Cacoal, Geraldo Alckmin lembrou o potencial agrícola de Rondônia com destaque para a produção de café e os prêmios de qualidade conqu...