O texto --chamado "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras"-- é assinado pelos bispos que comandam a Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), responsável pelo Estado de São Paulo. Está publicado no site da regional desde agosto. A regional é presidida pelo bispo de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp. Ninguém da CNBB paulista foi encontrado para comentar o assunto.
Por trás de todo esse ódio da direita religiosa está a rejeição pelo Presidente Lula de um acordo nos termos proposto pelo Papa Bento 16 que regulamentaria a atuação da igreja católica no Brasil.
Uma reunião de Lula e o Papa Bento 16 terminou em impasse no que diz respeito a fechar um acordo sobre direitos e privilégios da Igreja Católica no país.
A revelação foi feita pela embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Machado, que contou que o acordo regulamentaria a ação da Igreja no Brasil, abordando o ensino de religião nas escolas, a isenção fiscal para as paróquias e outros temas.
Apesar de ser o país com o maior número de católicos no mundo, o Brasil ainda não tem um acordo específico com o Estado do Vaticano, que foi um dos primeiros a reconhecer a independência do país.
Uma proposta de acordo foi enviada pela Santa Sé ao Itamaraty em dezembro do ano passado, mas o governo brasileiro vem resistindo aos pedidos da Igreja e prefere remeter os temas para a legislação brasileira já em vigor.
Sem polêmica
Há poucas informações sobre os exatos termos do acordo, mas, segundo a BBC Brasil, a Igreja Católica quer formalizar em um documento legal próprio direitos e privilégios.
O Bento conservador 16 proíbibiu que um leigo administre os sermões e homilias da missa, que só podem ser realizados por sacerdotes. Os fiéis podem apenas fazer comentários "breves" .http://www.bapvarzea.com/dierito?sta
Acho melhor não trocar o certo pelo duvidoso. Todo mundo conhece o Lula e sabe que ele é honesto.
Acho melhor não trocar o certo pelo duvidoso. Todo mundo conhece o Lula e sabe que ele é honesto.