Ainda ontem ouvi uma humorista afirmar que, “ passar um pobre para traz é fácil, difícil é passá-lo adiante, ninguém quer.”
Muitos candidatos pensam exatamente assim. Que sempre é possivel passar o pobre para traz, acham que a pobreza é sinônimo de falta de informação e apostam nos piores absurdos para enganar, criar medo, fantamas e distanciá-los de seus verdadeiros representantes.
Por conta disso, enchem as caixas de mensagens da internet vendendo bobagens. Coisas tão absurdas que pensei que não encontraria eco no ouvido do povo, mas me enganei. Sai às ruas neste final de semana e encontrei cartas e gente assustada com as informações que receberam a respeito da Candidata do PT Dilma Rousseff.
Numa montagem bem esquisita, um corpo de homem com cara de mulher e um cabelo que não combina nem com o corpo e nem com a cara, mas o titulo dava conta que se tratava da namorada da Dilma e o texto continha outros absurdos que não compensa relatar. Se Dilma tivesse coragem de encarar um personagem daquele, até eu mudaria meu voto. Apostar na ignorância alheia ainda continua sendo a principal estratégia eleitoral de muitas candidaturas.
Outra estava assustada, não com Dilma, mas com Temer o Vice-Presidente na chapa PT/PMDB. O e-mail diz entre outras coisas que Michel Temer tem pacto com o Diabo. Ele tinha, quando apoiava o governo de FHC, mas o pacto acabou com o fim da era tucana.
Fiquei assustado com a forma com que algumas pessoas tratam estes e-mails. Acreditam piamente sem se dar o trabalho de saber de onde vem, qual a fonte e a quem interessa tal baixaria. Ainda ajudam na campanha de difamação enviando o spam para outros colegas.
Outra surpresa foi saber que ainda tem gente que assina Veja. Minha cunhada disse que aproveitou a promoção, estava barato , tinha cinco meses para começar pagar e agora vai estar bem informada. O que se percebe é que a mentira continua ganhando espaço na mente das pessoas. Descobri que a internet e a melhora da renda facilitou em muito o acesso a informação, o problema continua sendo o tipo de informação que elas recebem, as pessoas não conseguem selecionar o tipo de conteúdo que irá ajudar em seu crescimento pessoal e intelectual.
Como diz o poeta " ainda vai levar um tempo"