A Cooperativa Agropecuária de Eletrificação e Desenvolvimento Rural de Espigão do Oeste COATRON está alterando parte se seu estatuto para atuar em outras ares de apoio aos agricultores.
A cooperativa que foi criada para atender seus cooperados com expansão de rede elétrica na área rural de Espigão do Oeste teve seu pedido de regularização negado pela ANEEL em 30 de junho de 2009.
Com o indeferimento da ANEEL, os ativos da cooperativa serão repassados à Eletrobras para dar continuidade ao fornecimento de energia elétrica aos seus cooperados. A ANEE detectou que as medições, faturamento e arrecadação do consumo de energia elétrica já estavam sendo executados pela CERON desde maio de 2001 e que a cooperativa não dispunha de condições técnicas e de segurança para continuar prestando serviços nessa área. A COATRON cupriu seus objetivos por muitos anos e ajudou expandir rede eltrétrica nas linhas rurais do municipio quando não havia qualquer recurso ou programa para isso.
Estivemos presentes na Assembléia para informar aos cooperados que a Eletrobras contratou uma empresa de consultoria creditada pela ANEEL que terá 60 dias prazo a contar da assinatura do contrato para avaliar todos os ativos da cooperativa para fins de indenização. O contrato deverá ser assinado na próxima semana. Com estes recursos a cooperativa pretende atuar em ouutras áreas de fortalecimento da agricultura e da pecuária em Espigão do Oeste dando suporte aos seus cooperados e realizando convênios para venda direta de seus produtos seja para o consumidor, seja para orgãos ligados ao poder público.
Presente á reunião, Jair Ravazoli que coordena o Programa Luz Para Todos na Região Sul, falou dos avanços do Programa em Espigão do Oeste e ouviu pleitos de produtores que ainda não foram atendidos. Jair ponderou que o prgrama nunca parou no municipio e que ja atendeu mais de mil propriedades com energia elétrica em Espigão. Jair falou ainda do inicio das obras de construção da linha de distribuição que atenderá o Setor Calcário, Roosevelt e Canaã prevista para ser iniciada ainda este mês.
Devido o trabalho da empresa de consultoria que iniciará avaliação de várias redes da COATRON que atenderá o Programa Luz para Todos, as obras que deveriam ser iniciadas nestas redes serão transferidas para o Distrito de Pacarana até que seja concluído o levantamento e avaliação.
Joaquim confirmou o inicio das obras de rede urbana em Pacarana e Espigão do Oeste e falou dos preparativos para inicio das obras do novo contrato de construção de rede urbana. “ Terminamos de assinar contrato para execução de quase 30 milhões em obras. Estamos construindo alguns circuitos dentro do Distrito de Pacarana e em breve iniciaremos as obras do novo contrato assinado com a Instaladora São Luiz.