Nunca me esqueci da data do seu aniversário, mas nunca consegui ligar para lhe parabenizar e lhe desejar felicidades.
Como disse um amigo, “envelhecer é um grande privilégio”. Privilégio mesmo é ter você como irmão e poder comemorar seu aniversário mesmo que distante.
Ralamos juntos na roça, fomos companhia um do outro no caminho longo que percorríamos até chegar a escola, um pequeno grupo escolar na Fazenda Canaã. Enfrentamos juntos a experiência do primeiro emprego na cidade. Lembra da Pingüim? A sorveteria da rua Dom Pedro II? Foi ali que tomamos consciência do que significava a palavra patrão. Havíamos terminado de perder nossa liberdade, de andar pelo arrozal, pelo milharal, caçar e pescar a beira do rio Vermelho, sem nos preocupar com relógio e com o cartão de ponto.
Chegamos sem formação, sem profissão e sem padrinhos. Como todos os demais irmãos, tivemos a felicidade de sobreviver as dificuldades e ganhar nosso sustento de forma dura, mas muito honesta.
Apesar de mais novo, fostes o primeiro da família a conquistar um canudo de curso superior. Orgulhou-nos muito vê-lo concluir seu curso de história e se formar em direito logo em seguida. Mostrou que para vencer é preciso ter fé, compromisso e força de vontade.
Aprendi com você que as conquistas não caem do céu. Acompanhei sua luta no Sindicato dos bancários de Rondonópolis e sua militância política como filiado do Partido dos Trabalhadores. Seguindo seu exemplo, entrei para o sindicado dos Urbanitários em Rondônia, passei pela CUT e me filiei ao PT. Enfrentamos tudo isso num momento muito delicado do nosso País ajudou na redemocratização e na conquista de muitos direitos antes negados aos trabalhadores brasileiros.
Sou seu fã numero 1, admiro sua dedicação a família, aos nossos pais, irmãos, a sua esposa, filhas e neto. Você foi precoce em tudo, até em ser avô. Mais uma vez irei me espelhar em você e olhar suas experiências para quando meus netos chegarem.
Não canso de falar do seu carinho e respeito pelas crianças. Criança com você pode tudo. Lembro que você indagou um dia, “ por que adulto pode tudo e as crianças não? Por que o adulto pode comer na hora que quiser, usar a roupa que desejar, dormir na hora que achar conveniente, tomar banho ou não e as crianças não podem fazer o mesmo”?
É por tudo isso que peço a Deus muitos anos de vida para você. Para que continue nos honrando com sua preciosa atenção e nos ensinando com seus belos exemplos. Sinta-se abraçado por todos nós.