Pular para o conteúdo principal

Acadêmicos da FAP visitam a SICOOB CREDIP

A visita dos acadêmicos do 8º período de Administração da FAP, foi um convite do professor Adolfo Batista que é cooperado da CREDIP em Pimenta Bueno. Adolfo que ministra a disciplina de Planejamento estratégico levou os alunos para conhecer na prática um planejamento pronto e em fase de implantação.

A apresentação ficou por conta do Diretor Administrativo da entidade Sr. Pedro Severino da Costa. Pedro falou das fases do planejamento e do publico envolvido em sua elaboração. “ o planejamento foi realizado pelos próprios cooperados. Eles escolheram a missão, a visão, os princípios e valores da cooperativa,elegeram o objetivo especifico, os objetivos gerais e definiram as ações a serem implementadas para atingi-los.

Pedrinho salientou que na primeira fase nenhum colaborador participou das reuniões. A orientação foi evitar que eles influenciassem nos resultados do planejamento. A dinâmica de elaboração, permitindo que todos os participantes opinassem e escolhessem livremente as metas a serem perseguidas.

Segundo Pedrinho, o primeiro planejamento foi realizado em 1999 e estabeleceu um horizonte temporal para 2020. Visão: ser vista como modelo de liderança, cultura ético Coop. Com equilíbrio econômico, social e ambiental. Um porto seguro para um futuro feliz.

Na missão, a razão de existir da cooperativa. “ promover com qualidade, competitividade e segurança o desenvolvimento socioeconômico do cooperado.

Uma das lições do encontro foi a afirmação de que o planejamento não é estático. Por esta razão necessita ser acompanhado, monitorado e alterado conforme o ambiente. O planejamento é uma peça de orientação que busca orientar as ações na busca de atingir os objetivos estabelecidos.

A cooperativa que iniciou em 1998 com 52 cooperados e tinha uma meta de chegar a 10.500 em 2020, já alcançou a marca de 8.100 em 2010. Seu capital social inicial de cinco mil e duzentos reais já passa de 14 milhões e movimenta ativos que superam 70 milhões de reais.

Dentre as principais metas estão:
Aumento do capital social para 60 milhões até 2020;
Ocupação de toda área de abrangência;
Melhorar a eficácia do atendimento com ênfase em tecnologia da informação;
Definir a política de capacitação e qualificação dos colaboradores;
Definição da política ambiental;
Implantação do plano de marketing com ênfase no programa futuro feliz;
Atingir a meta de 10.500 cooperados.

Os acadêmicos acompanharam a apresentação e a evolução dos números do SICOOB CREDIP, que se tornou na Região Norte do Brasil um modelo eficiente de cooperativa de credito sustentável e um porto seguro para seus cooperados.
Os acadêmicos agradeceram a parceria entre CREDIP e Faculdade que tem aberto enormes oportunidades de estágio e empregabilidade em Pimenta Bueno. Muitos acadêmicos ao terminar seu estagio na CREDIP se tornam cooperados e colaboradores dessa importante iniciativa.
A cooperativa tem ajudado a disseminar a cultura cooperativista e tem sido instrumento importante no desenvolvimento social e econômico da nossa região.
Por meio destes bons exemplos, vimos que o cooperativismo praticado na sua essência e com planejamento, é uma alternativa viável para qualquer segmento econômico.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.