Ele se identifica como Nilson dos Santos, e a cerca de 15 dias está parado às margens da BR 364 entre Riozinho e Pimenta Bueno em Rondônia.
Diz que nasceu no Nordeste, mas não tem família, apenas alguns conhecidos. Parou ali pela seguinte razão: seu carro quebrou e necessitava de alguns reparos. O carro é este ai da foto, construído com madeira rústica e tem o formato de uma carriola. Seu patrimônio se resume a algumas peças de roupas velhas e algumas vasilhas onde cozinha restos de comida encontrados às margens da rodovia. Seus documentos disse que está com uns grandões que prometeram lhe aposentar.
Como veio parar aqui? Segundo ele, esteve trabalhando por algum tempo no garimpo de Bom Futuro, ao deixar o garimpo ficou a observar uma obra da CAERD em Porto Velho, onde estava sendo construído o sistema de captação de água. Por ali, ele pescava olhava o trabalho dos operários e se distraiu, quando deu por fé a obra havia terminado e ja havia passado alguns anos..
Depois ficou novamente entretido com a obra de duplicação de uma rodovia por onde passou alguns dias de sua vida. Ele gosta de andar e ficar ao ar livre, não suporta ficar preso entre paredes de casas ou abrigos. Onde ele está, o campim foi consumido pelo fogo e tem pouca sombra. Imagino que o frio tenha lhe judiado muito, pois a única barreira contra o vento, é um pedaço de plástico amarrado nos galhos de mato que indica ser seu abrigo noturno.
Hoje pela manhã, ele reclamava de fortes dores de dentes, talvez pelas longas noites de frio a que está sendo submetido por razão da mudança de clima por aqui. Entreguei a ele, um pouco de gêneros alimentícios, uma lanterna e duas pilhas. Ele disse que não poderia receber, pois não tinha como pagar. Após informá-lo que era um presente ele aceitou e gentilmente pousou para fotos, disse a ele que minha família e alguns colegas tiveram curiosidade de lhe conhecer.
Estamos providenciando um carrinho de mão novo para seu Nilson dos Santos e certamente ele seguira viagem. Disse que pretende chegar a Pimenta Bueno e planeja viajar até Vilhena. Na internet, descobrimos que há gente procurando por um Nilson dos Santos, mais ou menos com suas características e idade. O objetivo das fotos é exatamente este, possibilitar que alguém o reconheça por este Brasil a fora e venha resgatar este nosso mais novo amigo, que diga-se de passagem, é muito simpático.