Pular para o conteúdo principal

Saúde: até quando as autoridades ficarão caladas?

ILMO (A) SENHOR (A)


COMUNICADO-DENÚNCIA

EU, ANTONIA FERREIRA, brasileira, solteira, portadora do RG. Nº. 630.130 SSP/RO e CPF 616.783.412-15, COREN 563-07/RO, Enfermeira lotada no Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta, residente a Rua 21 de Abril nº. 11, Quadra 01, Bairro: BNH I, nesta cidade de Pimenta Bueno, sirvo-me do presente instrumento para relatar fatos que comprovam situação de descaso com a saúde pública, desrespeito profissional e assédio moral praticados em Pimenta Bueno por autoridades ligadas ao setor da saúde, que merecem ser investigados, em respeito à sociedade.

1. O corpo técnico/profissional colocado à disposição da unidade de saúde em apreciação é insuficiente para dar conta da demanda de serviço (anexa cópia de Livro de Relatório de Enfermagem).

2. Constância de falta de profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, profissionais de limpeza e nutrição), quer por apresentação de atestados, por liberação para cursos, e outros fatos (relatados em cópia de Livro de Relatório de Enfermagem).

3. Falta de condições de trabalho, devido à estrutura física do referido hospital, com necessidade urgente de reforma e ampliação – a atual estrutura física data do ano de 1984, sendo que além de Pimenta Bueno, somos referência para os municípios vizinhos. A falta de medicamentos, a falta de material penso, a falta de material de limpeza, a falta de gêneros alimentícios tem sido relatadas (oral e documentalmente) com constância pelos profissionais da saúde nesta unidade.

4. Em resposta aos comunicados verbais mantidos com o secretário municipal, com os responsáveis pela administração do hospital bem como com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, em resposta aos constantes relatos no Livro de Relatório de Enfermagem (também relatados e documentados por outros Enfermeiros), e ao Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil de P. Bueno (30.04.2010) o Secretário Municipal de Saúde “resolveu os problemas da referida unidade de saúde” me colocando à disposição do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal, função para a qual não fui aprovada e nomeada em concurso público, caracterizando assim desvio de função. Convém lembrar que no setor onde o secretário me quer lotar já tem outros dois enfermeiros (um estadual e outro comissionado). (Anexa cópia da escala de serviço do hospital e BOP).

5. Entendo estar sendo vítima de Assédio Moral praticado pelo secretário municipal de saúde, que após os BOs registrados na DEPOL., os constantes relatos no Livro de Enfermagem (que frise-se não é apenas relato dessa declarante), das cobranças de melhores condições de trabalho, das cobranças dos pagamentos de plantões extras não pagos desde agosto de 2009 resolveu por um fim a essas “exigências descabidas” me lotando na Secretaria de Saúde.

A estratégia utilizada pelo Secretário para a prática do assédio moral: 1. Escolher a vítima e isolar do grupo. 2. Impedir de se expressar e não explicar o porquê. 3. Culpabilizar/responsabilizar publicamente com comentários de sua incapacidade nos órgãos de imprensa. 4. Desestabilizar emocional e profissionalmente.

O profissional Enfermeiro é apto e legalmente amparado para exercer sua função, somos também responsáveis por importantes papéis sociais no tocante ao ser humano, que temos como a essência de nossa profissão.

Peço que se pratique justiça, não como significado explícito de cumprimento de leis, mas sim como simples conduta ética e moral do ser humano.

A justiça por mim aqui citada refere-se, em primeira e superficial análise, ao direito de exercermos e praticarmos aquilo para o qual fomos preparados; e em segunda e mais profunda análise, aos supremos direitos de: liberdade, dignidade, respeito, reconhecimento e segurança que todo e qualquer cidadão, no mundo dito civilizado, possui, ou melhor, deveria possuir.

Diante do que foi exposto solicito, em meu nome pessoal, e da sociedade pimentense que seja investigado os atos dos responsáveis pela saúde pública no município pelos órgãos a quem direcionamos esse documento público, com posterior divulgação à sociedade que tanto espera e credita confiança nas suas ações.

Pimenta Bueno – RO, 10 de Maio de 2010.


ANTONIA FERREIRA

Com Cópia:

Prefeito Municipal de Pimenta Bueno

Câmara Municipal de Pimenta Bueno

Secretaria Municipal de Saúde

Ministério Público

COFEN / COREN-RO

Conselho Municipal de Saúde

Tribunal de Contas do Estado

Ministério da Saúde

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.