Apesar da pouca repercussão e da falta de povo, a visita do atual governador de Rondônia ao Município de Pimenta Bueno no ultimo sábado, não deixou de ter a sua importância para efeito de análise, observações e comentários.
Apesar da mobilização e de toda infraestrutura montada na Rua Princesa Izabel, Bairro Jardim das Oliveiras, para anunciar a pavimentação de 1.900 metros de asfalto no bairro, o povo não compareceu. As razões podem ter sido várias, desde a falta de popularidade do atual governador, à qualidade do asfalto que se vem fazendo no município.
Outra constatação, foi o fator máquina governamental e seu manuseio na disputa eleitoral. Que outro candidato conseguiria montar um palanque com tudo pago em plena 10 horas da manhã de sábado e atrair a atenção de Prefeito, Vereadores, e jornalistas, para falar bem do governo, mesmo que já tenham decidido apoiar e votar em outro candidato?
A festa do governador, apesar do pouco brilho e da falta de povo, deixou patente a enorme diferença que faz a máquina publica para quem está dentro e a enorme dificuldade que ela cria para quem esta de fora dela.
Longe do poder desde o inicio de abril, quando se desincompatibilizou para se candidatar ao cargo de deputado estadual, Brito do INCRA virou mero espectador e assiste agora seu arqui rival Kaká Mendonça anunciando obras e recebendo afagos do atual governador, com declaração de que as obras atendem a insistentes pedidos do Deputado. É nessas horas que a candidatura britânica sente o peso da maquina governamental desequilibrando a disputa em favor do seu adversário direto.
Alguns planejadores de marketing costumam afirmar, que ao ser lançado no mercado, qualquer que seja o produto ou serviço passa por algumas fases a seguir: projeto, fabricação, e lançamento. O produto tem outro ciclo importante; crescimento, maturidade e declínio. O sucesso, o tempo de vida e o fim de um produto ou serviço dependem da estratégia de marketing do seu fabricante.
O produto britânico já passou por algumas dessas etapas e entrou para sua fase decisiva. Longe do poder que aglutinava bajuladores e interesseiros, no momento atual a candidatura tem que se virar sozinha, auto se firmar e se consolidar como projeto competitivo.
Foi projetada nas eleições municipais de 2002, lançada no mercado nas eleições gerais de 2006 e atingiu a maturidade na passagem pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado. A fase da maturidade é crucial, ou se agrega novos valores ao produto nessa fase ou permite seu declínio até a decisão final de retirá-lo do mercado. A vinda a Pimenta Bueno do atual Governador, parece ter agregado valor a candidatura concorrente e não a candidatura britânica.
Mas como estabelecer fatores de competitividade por diferenciação entre dois produtos da mesma marca, modelo e fabricante, que possui as mesmas características técnicas e transmite para o eleitorado praticamente os mesmos valores em termos de projetos, concepção política e visão de como lidar com a coisa publica e com os interesses públicos? Sem estes fatores de diferenciação, pesará o fato de um estar no poder e outro não. A flexibilidade que um encontrará e outro não, para satisfazer os desejos de seus clientes de plantão, aqueles sanzonais, típicos dessa época do ano.
Os que se aproximam do candidato pela sua chance de vitória e não pelo que ele representa, ficam de olho na sua estratégia. Já assisti dentro do meu próprio partido alguém mudar de camisa apenas para se colocar ao lado de candidaturas mais bem colocadas nas eleições municipais e se filiarem posteriormente em partidos sem qualquer identidade, apenas para se garantirem ao lado de quem promete vencer e vencer bonito. O poder para estes, é um verdadeiro canto de cereias. Estes não terão nenhum pudor em mudar de novo, basta perceber que seu candidato acabou o fôlego nos momentos finais do jogo.
Como já afirmara nosso companheiro Ademir Vidigal, a decisão do PT, PMDB e PSB de não lançar candidaturas proporcionais para a eleição de 03 de outubro, deixará aberta uma lacuna na política local que, ou ficara vazia ou será preenchida com candidaturas de outros rincões. O fato é que muita gente daqui, não se identifica com nenhum dos dois projetos colocados e buscarão satisfazer seus desejos e necessidades de representação importando produtos de outras praças. O importante é que este é o momento ideal para debater idéias, encontrar soluções e propor saídas para os problemas mais comuns de falta de estrutura e serviços essenciais como saúde, moradia e educação para os pimentenses. O Depudato Eduardo Valverde ja provou que não precisa ser daqui para abraçar a causa.
Ja me preparei para as pauladas, deixa vir.
Ja me preparei para as pauladas, deixa vir.