Pular para o conteúdo principal

O combate sistemático à fraudes e desvio de energia é um compromisso da Eletrobrás com o cidadão que paga corretamente.

Quando combatemos fraudes e desvios de energia estamos realizando uma ação em prol do cliente que paga seu consumo e sua conta de forma honesta e correta. Quando não agimos dessa forma, estamos condenando o cliente honesto a pagar por um crime que ele não cometeu. A energia desviada e não paga pelo cliente, foi gerada, comprada das mais diversas hidrelétricas, termoelétricas e deverá ser pagas todos os meses. De onde sai os recursos para pagar esta conta? Do bolso dos mais de 450 mil clientes da Eletrobrás Distribuição Rondônia espalhados nos 52 municípios do Estado.

Energia gerada, comprada e distribuída tem custos. A fraude e o desviou de energia são despesas extras que entra no valor final da conta. Quanto menor as perdas, menor os custos, e quanto menor os custos, menor será a tarifa e a conta de energia. A tarifa obrigatóriamente deve cobrir os custos de toda a cadeia produtiva e distribuição até chegar à casa do cliente. Quando conseguimos baixar os custos, esta economia é repassada ao cliente por razão da revisão tarifária feita periodicamente. Foi assim na ultima revisão tarifária que diminuiu a tarifa em Rondôna em  mais de 19 por cento.

Segundo o Procurador da Presidencia Inácio Azevedo, só no  primeiro trimestre deste ano, a Eletrobras Distribuição Rondônia conseguiu realizar 5.946 inspeções em unidades consumidoras somente em Porto Velho, e recuperou 632.965 kW/h, segundo Inácio Azevedo, Procurador da Presidência da empresa.

Considerando que iniciamos as fiscalizações a partir de fevereiro apenas com parte das equipes de campo e que no mêos de março realizamos 3.989 inspeções, com a disponibilização de toda a estrutura prevista a partir deste mês de abril cumpriremos nossas metas de inspecionar todos os consumidores dentro do prazo previsto e deveremos recuperar uma quantidade significativa de energia elétrica que vem sendo desviada em nossa capital e no interior do Estado, que já conta com empresas realizando o mesmo serviço, disse Inácio.

O Procurador da Presidência informou ainda que, nas inspeções que estão sendo realizadas, independente de se encontrar irregularidades, a empresa está substituindo os medidores eletromecânicos por eletrônicos, que são equipamentos de medições certificados pelo IMETRO, aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Com isso, a empresa investe e acompanha os avanços tecnológicos disponíveis no mercado, dando mais segurança ainda para seus consumidores quanto à energia que será medida e faturada.

Inácio disse também que a campanha publicitária que se encerrou no final de março ajudou bastante para os resultados obtidos, tendo em vista a constatação de uma maior consciência dos consumidores que não possuem comportamentos inadequados (não possuem irregularidades na medição), onde, de uma forma inédita foram recebidas mais de 150 denúncias de irregularidades, que serão todas apuradas. Uma próxima campanha de mídia com o mesmo foco está sendo submetida à apreciação da Diretoria Executiva da Empresa.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.