POR QUE A SAÚDE PIOROU?

Falta de recursos não é. De 2004 a 2008, os repasses para a saúde só tem aumentado. Em 2008 Pimenta Bueno recebeu 4.838.776,88 do Governo Federal, quantia 47,49% superior ao ano de 2004. No mesmo período, os repasses para Cacoal, para onde são enviados boa parte dos nossos pacientes, esse incremento na receita foi de apenas 31,51%.


Aumento populacional? Também não pode ser. O senso 2007 aponta uma população de 32.893 habitantes em Pimenta Bueno, se comparado ao penúltimo senso que ocorreu em 2000, estes índices permaneceram quase que inalterados.
Os gráficos em azul, mostram apenas os repasses do Governo Federal, mas ainda tem os repasses no Governo Estadual, que não sei se melhoraram. Até 2004 estes repasses dificilmente chegavam. Fora as transferências Federais e Estaduais, constitucionalmente o município deve repassar aos cofres da saúde, 15% do seu orçamento. Na ultima vêz que conversei com o Prefeito Augusto sobre este assunto, ele informara que estava repassando 19%, ou seja, 4% a mais do que o exigido por Lei.
As respostas para estas indagações devem estar na forma de gestão adotada na saúde de Pimenta Bueno. Pelo volume de recursos, a saúde poderia até não ter melhorado, mas piorar do jeito que piorou, tem que ter algo errado nesta gestão.

O que está sendo priorizado na saúde?
Sou testemunha da angustia do Prefeito Augusto em relação a este quadro. Testemunhei vários pedidos de ajuda do Prefeito à parlamentares da base aliada em busca de reverter esta situação. Tenho uma ligeira impresão, que parte da solução deste problema está dentro da própria saúde e talvez seja esta a parte mais difícil, por que depende de mexer com alguns interesses corporativos e políticos que acabam se transformando numa grande barreira para o executivo municipal.

Postagens mais visitadas deste blog

PAROQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA REALIZA ASSEMBLEIA PAROQUIAL E APROVA CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2019

PIMENTA BUENO - A DIFÍCIL TAREFA DE EQUILIBRAR AS CONTAS PÚBLICAS

Mudança de regime jurídico volta à ordem do dia em Pimenta Bueno e assusta os servidores e servidoras municipais.