Pular para o conteúdo principal

POR QUE A SAÚDE PIOROU?

Falta de recursos não é. De 2004 a 2008, os repasses para a saúde só tem aumentado. Em 2008 Pimenta Bueno recebeu 4.838.776,88 do Governo Federal, quantia 47,49% superior ao ano de 2004. No mesmo período, os repasses para Cacoal, para onde são enviados boa parte dos nossos pacientes, esse incremento na receita foi de apenas 31,51%.


Aumento populacional? Também não pode ser. O senso 2007 aponta uma população de 32.893 habitantes em Pimenta Bueno, se comparado ao penúltimo senso que ocorreu em 2000, estes índices permaneceram quase que inalterados.
Os gráficos em azul, mostram apenas os repasses do Governo Federal, mas ainda tem os repasses no Governo Estadual, que não sei se melhoraram. Até 2004 estes repasses dificilmente chegavam. Fora as transferências Federais e Estaduais, constitucionalmente o município deve repassar aos cofres da saúde, 15% do seu orçamento. Na ultima vêz que conversei com o Prefeito Augusto sobre este assunto, ele informara que estava repassando 19%, ou seja, 4% a mais do que o exigido por Lei.
As respostas para estas indagações devem estar na forma de gestão adotada na saúde de Pimenta Bueno. Pelo volume de recursos, a saúde poderia até não ter melhorado, mas piorar do jeito que piorou, tem que ter algo errado nesta gestão.

O que está sendo priorizado na saúde?
Sou testemunha da angustia do Prefeito Augusto em relação a este quadro. Testemunhei vários pedidos de ajuda do Prefeito à parlamentares da base aliada em busca de reverter esta situação. Tenho uma ligeira impresão, que parte da solução deste problema está dentro da própria saúde e talvez seja esta a parte mais difícil, por que depende de mexer com alguns interesses corporativos e políticos que acabam se transformando numa grande barreira para o executivo municipal.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.