POR DADO MARTINS
NA MINHA OPINIÃO acho que muita gente não sabe o que está dizendo quando “mete o pau” no PROJOVEM que está sendo executado com tanta qualidade em Pimenta Bueno. Nem mesmo alguns poucos alunos que aparecem de vez em quando apenas para pegar os “cenhão” pagos pelo Governo Federal.Em geral são esses descompromissados com a própria qualificação profissional que falam como papagaios, sem saber o que estão dizendo, e polvilham informações desencontradas pela cidade a respeito do PROJOVEM.
A execução deste programa em Pimenta Bueno pode não ser a melhor do Brasil, mas com certeza é um referencial no Estado de Rondônia e está mudando totalmente a vida dos alunos que estão se emprenhando para terem uma qualificação profissional melhor.
Os alunos de telemática, por exemplo, estão adquirindo um conhecimento que os qualificará para trabalhar nos sistemas mais complexos de informatização, especialmente em redes, setor mais requisitados dos sistemas informatizados da atualidade. Saber instalar e configurar uma rede de computadores não é apenas para quem quer; é para quem se dedica e estuda com qualidade, como acontece com quase 100 estudantes deste curso que está sendo ministrado através do PROJOVEM.
O instrutor Welinson Angélico do Nascimento é uma referência no assunto em Rondônia, uma vez que assumiu a gigantesca responsabilidade de instalar e configurar a complexa rede de 16 faculdades pelo estado. Mas como a “prata da casa” quase nunca é valorizada, o jovem foi alvo de críticas infundadas.
Mas é como ele mesmo me disse: “Vem aqui assistir apenas a uma aula minha, que se a pessoa sair sem aprender uma novidade eu rasgo os meus diplomas e esqueço que um dia batalhei muito e estudei como um condenado para estar aqui fazendo o que faço hoje com o maior prazer do mundo”, disse ele observando que o seu maior prazer é ver um aluno em potencial desempenhando com responsabilidade o seu papel na hora de colocar em prática o que aprendeu com o curso de telemática no PROJOVEM.