A CERON, através do programa de eficiência energética, concluiu nesta semana 1.225 intervenções técnicas em residências de baixo poder aquisitivo de Rondônia, com as reformas das instalações elétricas, que consiste na substituição de três lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas, troca de três interruptores, duas tomadas, fiação e a instalação de aterramento para as geladeiras.
O programa consiste também na troca de geladeiras antigas por aparelhos novos. Até fevereiro do próximo ano serão substituídas mais 1.752 geladeiras ineficientes por refrigeradores de eficiência "A", totalizando assim a substituição de 2.852 geladeiras.
Os municípios beneficiados foram: Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Ariquemes, Buritis, Machadinho do Oeste, Cacoal, Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. O programa já beneficiou 15.300 famílias de baixo poder aquisitivo de Rondônia "cerca de 60 mil pessoas" com a reforma das instalações elétricas, instalação de 2.870 postes padrão, substituição de 2.852 geladeiras, além das ações educativas quanto ao uso eficiente da energia elétrica, que atingiram cerca de 80 mil pessoas.
Segundo informações da gerente de Desenvolvimento e Eficientização Energética da Ceron, Maria Helena Shaedler, no biênio 2010/2011 serão reformadas mais 6 mil residências e substituídas mais 2.500 geladeiras, beneficiando mais famílias de baixa renda, beneficiárias dos programas sociais do governo federal.
Por Érica Bianco