BLOG DO ORLANDO
Rondônia atravessa uma das fases mais espetaculares em seu desenvolvimento, com as construção das hidrelétricas do rio Madeira, Jirau e Santo Antônio, e em breve seu sistema de transmissão de energia elétrica associados.
Muito embora, com todo esses investimentos, somente agora, após muitos anos de atraso, o Sistema de Transmissão de Energia Acre – Rondônia foi interligado ao Mato Grosso, o que possibilita o acesso do Estado ao Sistema Interligado Nacional,SIN.
Com a aprovação da Licença de Operação, LO, necessária para a operação comercial de duas linhas de 230 kV da Plena Transmissora/JTE, ligando as Subestações de Vilhena (RO) e Jaúru (MT), que foram sincronizadas com sucesso, a Linha de Transmissão (LT) através do primeiro circuito, L2, as 17h02 e o segundo em anel, as 17h22 minutos, respectivamente, Acre e Rondônia passam a fazer parte, a partir desse dia 23 de outubro do SIN.
Com esse evento, o Sistema Acre – Rondônia passa a fazer parte agora da malha nacional , e, tem orientação e coordenação do Operador Nacional do Sistema, (ONS).
Nossos parabéns à todos os envolvidos que não mediram esforços para superar as barreiras em busca de melhorar a oferta de energia elétrica e sua qualidade para o atendimentos de parte da Amazônia Ocidental, que ainda precisa interligar os Estados do Amazonas e de Roraima ao SIN.